PLANEJAMENTO DE VIAGEM: Quero viajar, mas o que faço primeiro?

by - novembro 12, 2013

A caminho do Brasil

Oi, povo!
Bom, como é a primeira postagem do blog (lol), gostaria de dizer que fico muito feliz por Deus ter me dado a oportunidade de compartilhar (o máximo que eu puder) as informações e experiências que vivi nas viagens que eu fiz. Espero nEle que aqui você possa esclarecer suas dúvidas, além de se divertir com algumas histórias minhas também.

Vamos lá! Eu, como cristã, sempre peço a Deus que esteja comigo nas minhas ideias e planos de viagem. Caso você se enquadre nessa condição também, sugiro que a primeira coisa que você faça quando vai viajar é orar por orientação dEle para que sua viagem seja ótima e inesquecível. Após isto, precisamos pensar no destino. Não, não estou sendo redundante ou dizendo algo óbvio. Digo que é preciso pensar no destino porque, às vezes, queremos ir pra tantos lugares, que não conseguimos nem escolher para onde gostaríamos de ir, muito menos planejar nossa viagem. Por isto, é fundamental escolher o seu destino de viagem!

Após ter escolhido para onde você gostaria de ir, comece a pensar nas suas possibilidades e aí eu quero destacar alguns pontos importantíssimos: tempo, dinheiro, companhia e apoio pessoal. Vamos começar a falar de cada um desses?

Tempo: Comece a pensar por quanto tempo você gostaria de "estar fora". Isso é importante para determinar questões simples como hospedagem e preço das passagens. Eu, particularmente, gosto bem mais de viajar nas férias do que em feriados (mesmo com os "enforcamentos" do calendário), pra poder aproveitar mais, é claro. No entanto, caso não seja possível agendar suas férias para a viagem que você está planejando fazer, reserve ao menos 3 dias para curtir o descanso. E eu já começo a curtir desde a arrumação da mala! :-) Dessa forma, planeje seu tempo pra viajar!

Dinheiro: Alguns vão pensar que este é o primeiro ponto para o planejamento de uma viagem, mas eu não acho. Digo isso porque já sonhei anos com uma viagem e até já tinha tempo pra ir, mas dinheiro que é bom, nada (mais pra frente eu conto essa história). O que precisamos pensar sobre dinheiro para viagem é: a viagem é mesmo assim tão importante pra você? Se você pudesse ver sua vida diante dos seus olhos, você imagina que poderia viver sem ter feito essa viagem? Ela está sendo planejada pra você ou pra outra pessoa? Ou seja, ela é realmente pra você curtir ou você está indo só por causa de alguém? São questões importantes que nos levam a uma palavrinha inteligente e bonita: prioridade. Se sua viagem é uma das prioridades da sua vida, você com certeza vai se esforçar pra que possa fazer de tudo pra que ela aconteça. E isto envolve abrir mão de comprar coisas e gastar outras para guardar a grana pra viagem!



Companhia: Eu não gosto de viajar sozinha. E vou dizer porque: porque é mais divertido ir com amigos (mesmo que você os conheça na viagem mesmo, como eu já fiz), porque caso você precise de um help, tem alguém próximo para te ajudar, porque você pode fazer o mesmo pela pessoa (isso te dá uma satisfação muito legal, vai por mim) e porque, quando você voltar, vai poder reunir os demais amigos que ficaram aqui no Brasil te esperando voltar, para dividir com todos e juntamente com o amigo que foi viajar com você o que vocês viveram juntos. Então, viaje bem acompanhado!

Apoio pessoal: Ele pode vir de várias maneiras e de várias pessoas diferentes. No meu caso, agradeço a Deus mesmo pelo apoio pessoal que tive para viajar. Minha família foi ótima nas muitas situações de oração, planejamento, conversa, discussão, alegria e choro que vivi antes de muitas das viagens que fiz. Eles me ajudaram a ter a cabeça fria e no lugar para raciocinar o que eu precisava resolver para viajar. Mas a gente pode receber apoio de amigos, colegas de trabalho, vizinhos... Estou dizendo porque acho muito importante você não caminhar sozinho no seu planejamento de viagem. Sozinho, a gente acaba errando em algumas coisas, como decidir debaixo de ansiedade ou sem experiências. Assim, divida com alguém confiável o seu sonho de viajar!

Com esses pontos organizados em mente e em prática, acho que a viagem se torna mais organizada e divertida também. Planejamento e estratégia fazem parte das decisões que precisamos tomar em nossa vida, certo?

Até o próximo post!

You May Also Like

2 comentários