RIO DE JANEIRO: Museu de Arte do Rio


O Museu de Arte do Rio (também conhecido por "MAR") é um dos espaços culturais que estão sendo erguidos ou revitalizados no centro da cidade do Rio de Janeiro. Com projetos de restauração de pontos turísticos e criação de outros mais, o museu foi inaugurado com o intuito de promover uma nova leitura sobre a história da cidade e de fato possui diversas obras de arte e propostas para que o público alcance esse olhar artístico e cultural. O museu foi inaugurado em março de 2013 ao lado de dois prédios significativos da cidade: o Palacete de Dom João VI e a Escola do Olhar. O primeiro é um prédio histórico que foi erguido entre 1913 e 1916 para sediar a Inspetoria de Portos, Rios e Canais, tendo sido utilizado por várias empresas e autarquias até a década de 1980, quando entrou em processo de degradação, mas posteriormente restaurado para ser parte do espaço do Museu de Arte do Rio. O segundo é um ambiente acadêmico e, portanto, educacional, que promove debate de questões a respeito da arte e da cultura visual através de cursos de curta e média duração como o Curso de Formação com Professores, Curso de História do Rio, Curso de História da Arte, etc.

Visitar um museu é quase um desafio para mim e isto porque eu realmente não gosto desse tipo de passeio, mas confesso que venho me esforçando para gostar. Admito que é um tipo de experiência cultural bem relevante e, se nós temos a chance de fazermos isso durante viagens, é mais proveitoso ainda. O que não deixa de ser produtivo se estamos falando da nossa própria cidade e, no meu caso, falo do meu Rio de Janeiro que de fato continua lindo. Já visitei diversos museus no Rio, mas o Museu de Arte do Rio era um dos que eu estava mesmo com vontade de conhecer, não só por seu um espaço cultural novo na cidade, mas pelo conteúdo mesmo do museu.



Recomendo o passeio porque a localização do museu é excelente (fica bem no centro da cidade e em uma área revitalizada recentemente, a Praça Mauá) e o acervo deles é bem interessante também, tratando de fatos históricos não só do Rio, mas do Brasil.






Entrada do museu, ao lado do Palacete Dom João IV

Vista do prédio RB1, bem conhecido na Avenida Rio Branco, importante avenida da cidade

Palacete Dom João VI à esquerda, prédio RB1 no centro e Museu do Amanhã à direita.

Bilheteria do museu.

E, com a visita ao Museu de Arte do Rio, ganhei um carimbo no meu Passaporte de Museus, uma espécie de "passaporte cultural" gratuito e disponível em dezenas de museus do estado do Rio de Janeiro.


Exposição artística do Projeto Morrinho, ao lado dos elevadores do museu, no hall de entrada.

Mamma e eu no museu.. :)

Vista da Nova Praça Mauá, com a Ponte Rio Niterói ao fundo e o Museu do Amanhã.
  
Vista de Prédios do Rio Antigo do terraço do museu 

Demolição da Perimetral, viaduto histórico da cidade.

Próxima foto, por favor.. :(

É possível manusear esse acervo de jornais do país no museu.

Palacete Dom João IV, ao lado do Museu de Arte do Rio e parte do espaço cultural da região.

Nova Praça Mauá, em construção na época. Ali no meio é o início da Avenida Rio Branco, importante avenida da cidade.

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos em 2016.

Museu do Amanhã em construção na época.
  
Porto do Rio, no entorno do museu

Vista da Ponte Rio-Niterói

E você? Já visitou o Museu de Arte do Rio? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!