COLABORAÇÃO: dicas e um pouco mais sobre Paris

Foto: Carolina

Chegou novidade aqui no blog! Hoje o post é diferente... Vamos conhecer o depoimento de outra brasileira viajante, a Carolina, que nos trouxe dicas e informações bem legais sobre Paris. Conheço a Carol de longos anos e, quando descobri que ela conseguiu a oportunidade de estudar na França, fiquei muito feliz. É realmente uma ótima chance de conhecer uma cultura diferente e poder viver ótimas experiências!


Faz um tempo que conversei da possibilidade de ela nos trazer algumas dicas para quem vai visitar Paris e ela aceitou sem problemas. Aqui abaixo estão algumas contribuições dela a respeito de um dos melhores meios de transporte da cidade, o metrô e desde já quero agradecê-la por essa contribuição! Tenho certeza de que vai ser útil para muitas pessoas. Obrigada, Carol!
Ah, e não deixe de conferir também os outros posts aqui do blog a respeito da capital francesa, ok?


Para brasileiros acostumados com poucas linhas de metrô, andar por Paris pode ser um desafio. Principalmente porque a princípio parece ser impossível entender aquele emaranhado de traços no mapa. Existem muitas linhas que atravessam toda a cidade facilitando a vida daquele turista que não tem tempo a perder com o transporte porque sonha visitar o maior número de pontos turísticos possíveis. A desvantagem é não poder apreciar a paisagem enquanto chega ao lugar desejado. Mas, facilmente essa desvantagem é substituída pela praticidade e rapidez proporcionada pelos trilhos de ferro.


A compra do ticket pode ser feita em máquinas automáticas (tem versão em inglês e espanhol) e nos guichês. O ticket individual custa 1,75 euros (preços sujeitos a alterações, geralmente, no início do ano), mas é possível comprar uma cartela de quantidade variada de tickets por 13,70 euros. Aos sábados e domingos, jovens até 25 anos podem comprar um ticket que vale por todo o final de semana e custa 3,75 euros, válido em duas zonas à escolha (cobre a parte principal da cidade). É possível adquirir bilhetes que cubram toda Paris e arredores, mas quanto maior a área coberta, maior o preço do ticket.

Agora, se liga só nessas informações que a Carol destacou:
  • Você pode obter mapas do metrô nas cabines de informação, são gratuitos e estão disponíveis em quase todas as estações. Neles você encontra não só todo o itinerário de cada linha e as intercomunicações entre elas, como também o itinerário do RER (é considerado um metrô que percorre distâncias maiores – metrô metropolitano) e dos ônibus. Existe também a possibilidade de você baixar em seu smartphone o aplicativo (RATP) com todas essas informações e mais (horários, alertas do tráfego e pesquisas de como chegar a algum local a partir da sua localização atual).
  • O metrô funciona das 5h30 até às 00h30/00h40 (de domingo à quinta-feira) e até às 1h30/1h40 (de sexta-feira aos sábados).

Para quem gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre esse post, compartilhar informações e outras dicas de Paris, deixe aqui um comentário!

Até o próximo post!