DEPOIMENTO: 10 coisas que um turista precisa saber ao viajar de metrô em Paris


A Carol, parceira do blog em contribuição sobre suas experiências como viajante em Paris, continua com seu depoimento a respeito da vida na capital francesa. Dessa vez, ela separou pra gente algumas dicas importantíssimas para quem pretende pegar o metrô da cidade e confesso que gostei muito dessa contribuição dela, pois além de serem informações relevantes, são também dicas de quem já viveu lá e, consequentemente, possui uma visão diferente do lugar, não é?
Veja a seguir 10 coisas que um turista precisa saber quando planeja viajar de metrô em Paris.


1 - Metrô muito cheio: Dependendo da linha e do horário, o metrô fica lotado, então não se engane ao pensar que o glamour parisiense passa também pelos vagões subterrâneos de transporte.


2 - Batedores de carteira e de outros objetos: O termo pickpocket é utilizado para denominar esses indivíduos que praticam esse tipo de roubo. Os turistas são seus alvos principais, porque estão sempre distraídos. A mensagem do alto falante deixa isso claro em mais de 5 línguas diferentes (menos português, sorry! :/).


3 - Compartilhando a roleta: não se assuste caso alguém passe junto com você pela roleta. Isso é bem comum.


4 - Não desperdice o ticket: após passar a roleta, não jogue fora o ticket que você comprou, isso porque existe fiscalização e, se você não apresentar o bilhete para o fiscal, será multado (45 eurinhos). Na maioria das vezes eles não dão colher de chá, mesmo se você for um turista estrangeiro que não fala francês.


5 - Arte para todos: Diferentemente dos metrôs no Brasil, a manifestação da arte em Paris não é proibida. É comum vermos alguns artistas tocando ou cantando por uns trocados dentro do vagão.


6 - Bom-humor nível baixo: Franceses são famosos por seu mau humor, mas os parisienses superam as expectativas. E eles não gostam de ser encarados. Evite, se possível.


7 - Conversas ao nível do sussurro: Outra coisa muito diferente é que, enquanto nós parecemos gritar ao conversar, eles falam quase que sussurrando. Apesar da sua história ser muito interessante, se você não quiser um parisiense te olhando torto, tente falar um pouco mais baixo. Existem algumas exceções, na maioria, adolescentes.


8 - Atenção aos nomes das estações: As estações que tem o nome de um ponto turístico não necessariamente te levam ao ponto turístico. Fique atento, para não errar o caminho.


9 - Preferencialmente idosos? Não é hábito que eles cedam lugar para pessoas mais velhas. E até estranham quando você o faz, falam que você é muito gentil e alguns chegam a sorrir.


10 - Ticket válido por todo o fim de semana: aos sábados e domingos, jovens de até 25 anos podem comprar um ticket que vale por todo o final de semana e custa 3,75 euros, válido em duas zonas à escolha (cobre a parte principal da cidade).


E você? Tem outras dicas para compartilhar sobre o metrô de Paris? Então deixe aqui um comentário!

Até o próximo post!