RIO DE JANEIRO: Floresta da Tijuca



A Floresta da Tijuca é uma das belezas que temos em nossa cidade. Faz parte do Parque Nacional da Tijuca, criado em 1961, tendo uma importante participação na história da cidade do Rio de Janeiro. A região já foi utilizada para extração de madeiras e café, gerando problemas como a falta de água, por exemplo. Em 1861 a Floresta da Tijuca e das Palmeiras foram declaradas como Florestas Protetoras por D. Pedro II ocorrendo assim um movimento de desapropriação de ocupações na região em prol da preservação ambiental. Posteriormente, com a implantação de ações preventivas e de reflorestamento do local, mais de 100 mil árvores foram plantadas, principalmente espécies da Mata Atlântica. Em 1940 a Floresta da Tijuca teve mais incentivo à preservação e desenvolvimento da região incluindo a abertura de restaurantes aos visitantes, vias de acesso e projetos paisagísticos também. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade do Rio de Janeiro, principalmente pelos amantes do ecoturismo e esportistas que amam desafios naturais.
Fonte: site do Parque Nacional da Tijuca
Clique aqui para baixar o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca, no site oficial do parque.


Não, não sou esse tipo de viajante esportista, portanto ter feito a trilha da Floresta da Tijuca foi um mega desafio para mim. Na verdade, não sabia que a subida ao Pico da Tijuca, o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, era tão difícil, mais ainda que a trilha do Morro da Urca (conto os detalhes neste post, daqui do blog). No entanto, o passeio foi tão bom, que posso recomendar para quem curte uma aventura em terras cariocas sem dúvida. Bastam alguns cuidados e planejamentos básicos para que a diversão seja garantida sem contratempos. Ah, e a trilha fecha pra subida às 15h! Fique atento! ;)



Fui com a galera do CIAM (Centro Internacional de Adoração e Missões) a convite da minha amiga Ludmila, que me inclui em vários passeios da Rede Visionária, a rede jovem da Igreja e que sempre me recebeu de braços abertos e como parte da família deles. Obrigada, pessoal! Foi ótimo viver mais essa aventura com vocês!


Primeira cachoeira que encontramos na subida da trilha.. Linda!

 Primeiro acesso à trilha

Sorriso por fora, já um cansaço por dentro..

E, no meio do caminho, a gente encontra riachos saindo das cachoeiras do local..

Deus É perfeito! Que lugar lindo!

Galera da Rede Visionária.. :)


Mais uma parada na subida da trilha, antes da mais difícil e mais íngreme, até o Pico da Tijuca.


Lud e Doug, amigos lindos da Rede Visionária.. :)

Subida ao Pico da Tijuca, a mais íngreme até aquele momento.

Vista da Pedra da Gávea

Vista da Ponte Rio-Niterói e do Maracanã

Foto clássica de poste em passeios e viagens.. :)

Na descida.. Detalhe para as correntes, que foram colocadas pelos escravos, há anos atrás

Conheçam a Isabel, uma aventureira guia turística com 35 anos de caminhadas e 68 anos de idade! Ela nos motivou a continuarmos nosso percurso e foi muito simpática conosco! Tive que pedir uma foto com ela para colocar aqui nesse post! Obrigada pela motivação e gentileza, Isabel! :)

Uma das coisas que eu vou lembrar desse passeio: essas formas lindas da natureza de Deus naquele lugar!

Na saída da Floresta da Tijuca..

E você? Já fez a trilha da Floresta da Tijuca? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!