CURITIBA (PARANÁ): Jardim Botânico


O Jardim Botânico de Curitiba, também chamado de Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter (homenagem à urbanista que foi uma das pioneiras no planejuamento urbano de Curitiba) é um dos pontos turísticos mais famosos da capital paranaense e localiza-se no bairro de mesmo nome. Foi também escolhido como uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2007.
O jardim foi inaugurado em 5 de outubro de 1991, contendo exemplares vegatais brasileiras e de outros países também, distribuídas por alamedas e estufas ao longo do espaço. Uma das três abóbadas (estufas de ferro e vidro) mais conhecidas do jardim é a Art noveau, inspirada no Palácrio de Cristal de Londres e que é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica. O jardim ainda possui auditório, centro de pesquisas, biblioteca e sala de exposições.

Eu já conhecia o Jardim Botânico de Curitiba desde minha adolescência e, apesar de ter poucas memórias do passeio que fiz naquela época, me recordo que o lugar é ótimo para visita em dias de sol e tempo fresco, onde é possível ver toda a área do jardim e parte da cidade de Curitiba também. Quando voltei com meu pai ao jardim pela segunda vez o tempo estava nublado e até um pouco chuvoso, mas pude relembrar minha primeira visita, de anos atrás. Me pareceu que o espaço continua bem preservado, limpo e com o mesmo ar de "natureza no meio da cidade" que, aliás, a meu ver, Curitiba saber fazer isso muito bem, vide os pontos turísticos naturais em meio aos cenários urbanos da cidade.





Daddy e eu.. :)

Abóbada Art Noveau

Interior da abóbada Art Noveau

Ainda no interior da abóbada Art Noveau



Local de exposições artísticas e loja de souvernirs


E você? Já foi ao Jardim Botânico de Curitiba? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!