Conheça mais um sítio arqueológico do Peru, Tambomach'ay


Tambomach'ay é mais um sítio arqueológico no Peru e mais uma oportunidade de você conhecer mais da cultura do país das lhamas.





Construído para o culto à água e para que o império do chefe inca pudesse descansar, Tambomach'ay é um sítio arqueológico localizado próximo a Cusco. Possui várias cascatas e aquedutos, além de uma espécie de jardim real da época do império inca.

O mais indicado para chegar em Tambomach'ay é contratar o passeio em uma das muitas agências de turismo de Cusco. Eu fiz com a Qori Inka Travel, que fica no centro de Cusco (em uma galeria quase em frente à Municipalidad del Cusco). A agência possui excelente atendimento e o funcionário foi bastante paciente em nos esclarecer as dúvidas que tínhamos, minha amiga e eu, sobre os passeios turísticos que gostaríamos de fazer.
Como em todo local de ruínas históricas no Peru, uma das coisas mais legais pra se fazer em Tambomach'ay é conhecer a estrutura e arquitetura do lugar. Sendo assim, aproveite o tempo pra não só tirar fotos e vídeos, como também conhecer os detalhes das ruínas. 
Fomos ao local no pôr do sol e saímos de lá à noite, literalmente, então se você quer ver o céu estrelado de Cusco em um sítio arqueológico peruano, se chegar a Tambomach'ay no fim do dia, há chances de você ver essa cena ao vivo. Muito bonito.
No local também há vários vendedores de artesanato e itens da cultura peruana, além de a possibilidade de tirarmos fotos com bichinhos fofos.
Como estávamos em grupo de turismo, o tempo para visita foi estipulado pela agência, mas percebi que levamos aproximadamente 1h no local, desde nossa chegada.

Se você vai visitar Tambomach'ay no mês de setembro, vá agasalhado, pois a chance de você encontrar tempo frio e um vento cortante é considerável.
Tambomach'ay fica próximo à Pukapukara, então dá pra conhecer os dois pontos turísticos no mesmo dia.
Se você for ao local no fim do dia, assim como eu, tente ver e tirar fotos enquanto há luz do dia porque, de fato, se a noite chegar, não há iluminação, então não dá pra ver nada.
Eu gostei de conhecer Tambomach'ay, mas a sensação que tive é que era bastante parecido com outros locais históricos em Cusco. Isto não tira o fato de que o passeio é interessante e que vale a pena conhecer.
O local é a céu aberto e, apesar de termos passado a maior parte da visita à noite (literalmente vimos a noite cair no lugar) a visão da paisagem é muito bonita e posso dizer que foi uma das mais belas que vi no Peru, com aquele céu estrelado acima de nós.
Desta forma, não havia muito o que se ver, então o passeio valeu mais pela experiência do que pela apreciação da vista.
E você? Já foi a Tambomach'ay? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)