Como é Guarapari, no Espírito Santo


Se você vai ao estado do Espírito Santo, você precisa conhecer Guarapari. É uma região cheia de praias belíssimas para se conhecer, além de ter muitas outras opções de diversão também.


De origem indígena, o nome Guarapari é característico de uma das regiões mais belas do Brasil. Localizada no estado do Espírito Santo, tem sua história na ocupação de exploradores europeus, catequização de índios, instalação de cidades e atividades econômicas para desenvolvimento da região. É uma área repleta de praias belíssimas, que recebem milhares de turistas interessados não somente nesses recursos naturais, como também nas famosas areias ricas em minerais que favorecem a pele.
A melhor maneira de chegar a Guarapari, saindo de Vitória ou Vila Velha, por exemplo, é de carro. Levamos em média 1h, sem muito trânsito, para chegar lá.
Além de curtir as praias, é possível fazer refeições à beira mar, devido aos muitos restaurantes que ficam nas praias.

Há diversos estabelecimentos comerciais próximos às praias também, como sorveterias, bancos, lojas de roupas e calçados etc. Depende muito da praia para a qual você está indo conhecer mas, no caso de Areia Preta, por exemplo, que fica em uma região urbana, é fácil encontrar esse tipo de comércio por perto.
Para conhecer Guarapari, sugiro que você escolha qual das praias do local gostaria de visitar. Há diversas e nem sempre uma está próxima a outra, então é importante definir para onde você gostaria de ir.

Como toda região praiana, é importante lembrar que, dependendo do horário que você irá, os estacionamentos estarão lotados, o que toma mais tempo disponível para descanso.

Dependendo da praia, não há muitas opções de restaurantes, a não ser os de beira-mar mesmo. O que fomos, na praia de Setiba, tinha comida boa e barata









Sou super suspeita quando o assunto é praia e, com Guarapari, não foi diferente. Há tantas opções que a gente fica meio perdido, mas basta conhecer qualquer um, que já vale muito a pena.

A Praia da Areia Preta, por sua vez, estava muuito cheia, talvez pela época do ano (fui em janeiro) e por termos chegado no final da tarde. Havia muita gente com som alto, sujando a areia e se sentindo dono do local, o que não é nada legal para quem está indo conhecer a área. Fica a dia do coletivo que, em viagens, sempre funciona: você está curtindo o local mas, além de você, existem muitos outros que estão fazendo o mesmo, então, empatia é de graça e faz bem. ;)


Praia de Setiba



Praia da Areia Preta




A famosa areia que tem propriedades favoráveis à pele.
Praia das Castanheiras (ao lado da Praia da Areia Preta)



Minhas guias turísticas em Guarapari: Gal Gadot e Isinha

Feirinha de artesanato capixaba que encontramos próxima à orla


E você? Já foi à Guarapari Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!