O que fazer na Praia de Camburi, no Espírito Santo


A Praia de Camburi foi a primeira que conheci no Espírito Santo e uma das mais especiais nessa minha viagem também. É uma boa opção de passeio em Vitória e é possível curtir a praia fazendo várias coisas por lá.



Localizada na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, a Praia de Camburi é a maior da capital e, nela, se encontram três bairros da cidade: Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. Vários eventos que ocorrem na cidade, ocorrem na Praia de Camburi, como eventos esportivos e culturais. Possui um calçadão e vários espaços para práticas esportivas ao longo da orla.
Se você está em Vitória, é fácil chegar à Praia de Camburi; o acesso não é difícil. É possível chegar tanto de carro quanto de transporte público e, caso você vá de ônibus, é fácil descer na praia, já que a orla é bem extensa, o que facilita a localização dos pontos de ônibus.
Táxis e Uber circulam normalmente na região também.
Uma certa polêmica na Praia de Camburi é se a praia é própria para o banho ou não. O que acontece é que a mineradora Vale está instalada em um dos acessos à praia (inclusive é possível ver a empresa se você estiver na praia), o que leva a crença de que os dejetos da mineradora são jogados nas águas da praia, tornando-a imprópria para o banho.
Eu não resisti e tomei banho, sim e não só eu, como praticamente todo mundo que estava curtindo a praia. Minha dica é checar se a praia está própria ou não para o banho antes de entrar na água, além de decidir se você confia nesse tipo de análise ou não, é claro.


Pier de Camburi, Shopping Vitória.

A primeira dica que dou é conferir se a praia está própria para o banho ou não. Caso você não se importe com esse tipo de análise, pode ir curtir a praia, que é bem agradável.

A Praia de Camburi não tem ondas altas, então é bem tranquila para curtir com a família, inclusive com crianças.

Não há muitos estabelecimentos comerciais ao longo da orla da praia, então vale a pena checar quais restaurantes estão localizados próximos à praia, ou levar seu próprio lanchinho com você. Lembre-se sempre de levar o lixo que você produzir com você, quando sair da praia. ;)

Há poucos hotéis localizados em frente à praia, apesar de terem sido os mais baratos que encontrei para hospedagem em Vitória. Vale a penar checar outros tipos de acomodação além de hotéis também, já que as opções são bem poucas.

À noite é que a praia fica mais movimentada, então prepare-se para curtir mais o passeio com atividades noturnas, como prática de esportes (cooper, ciclismo, patins...) ou experimentar algum prato típico da região em algum quiosque na orla.

Sim, gostei de conhecer a Praia de Camburi, porém esperava mais do local. A praia em si é boa, mas estou acostumada com praias de ondas grandes e com orla movimentada (sou carioca, né, mores). Me surpreendi com o fluxo de pessoas na região, que é bem pouco durante o dia, mais por conta da ausência de estabelecimentos comerciais no local do que pela praia em si, que é boa.
Infelizmente não há restaurantes, mercados ou lojas de roupas e artigos de praia na orla, o que diminui bastante o interesse das pessoas no local. Fica a dica para os governantes investirem mais na orla da Praia de Camburi! Os turistas agradecem!









E você? Já foi à Praia de Camburi? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!