Como visitar o Forte do Leme, no Rio de Janeiro


Está aí um dos melhores passeios pra você fazer na Cidade Maravilhosa! Além de barato, é prático e te proporciona uma experiência inesquecível ao ver a cidade daquele ponto.



O nome oficial do forte é Forte Duque de Caxias, uma homenagem ao general brasileiro que pertence a história militar do país. Foi construído entre 1776 e 1799 na época do governo português e, apesar de não ser mais uma fortificação ativa militarmente, ainda abriga itens militares, além do Centro de Estudos do Exército Brasileiro.
O acesso ao local é bem simples e prático: basta chegar a Praia do Leme, um dos cartões postais da cidade e, bem ao lado do morro em que o forte se situa, a entrada está. É fácil localizá-la, pois há uma guarita militar e um prédio bem ao pé do morro, além da bandeira do Brasil, posta lá em cima do local (dá pra ver logo da areia da praia). Outro ponto de referência é a escola pública que fica ao lado desse prédio militar.

Pode-se chegar ao forte via carro ou ônibus. Fui de metrô (desci na estação Siqueira Campos) e peguei um Uber até lá. Achei legal essa opção, mas dá pra ir a pé da estação até lá, caso você aguente uma caminhada de aproximadamente 40min.


Endereço: Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n - Leme, Rio de Janeiro - RJ
A coisa mais legal pra se fazer no forte é apreciar a paisagem exuberante do Rio de Janeiro. É algo de deixar o queixo caído, gente! De lá, vemos a Praia de Copacabana e do Leme (é claro) e as "costas" do morro do Pão de Açúcar (incluindo o bondinho). É uma vista que é difícil de se conseguir de outro ponto da cidade e vale muito a pena gastar os quase 40min de trilha até lá em cima. Oi? Tem trilha pra chegar até lá? Sim, e já te conto como é.

A trilha que dá até o Forte do Leme é bem tranquila de se fazer (em comparação a outras no Rio, como a da Floresta da Tijuca ou do Morro da Urca, por exemplo). O trajeto é calçado com paralelepípedo, sinalizado e seguro, já que é uma área militar. Ao longo do trajeto estão instaladas, também, placas em que é contada a história da crucificação de Jesus Cristo.

Como toda trilha e, embora essa seja pavimentada e relativamente curta, é importante irmos com calçados e roupas apropriados, como tênis e roupas leves e confortáveis. Água também é fundamental.

Fui ao forte antes do entardecer, então deu pra pegar um pouco do sol se pondo na cidade. Foi lindo e indico esse horário, inclusive pelo horário do dia, em que o sol já estava mais fraco.

Tire um tempinho pra apreciar a paisagem. É realmente espetacular a vale a pena contempá-la para além das lentes da sua câmera fotográfica.

Há uma taxa de ingresso à trilha, que custou R$4,00 quando fui.

Achei o passeio sensacional! Fiquei sabendo da trilha em um post de uma amiga no Instagram, procurei informações de como fazê-lo, convidei dois amigos e posso dizer que foi um dos melhores passeios que fiz no Rio!
Apreciar nossa cidade daquele ponto é realmente algo que eu acho que todo carioca deveria fazer um dia, porque ver o que a gente já conhece, às vezes de tanto ver na TV ou, mesmo, pessoalmente, mas de outro lugar, é uma experiência incrível.
Super recomendo esse passeio que é barato e fácil de se chegar.

Amigos.. <3



você? Já foi ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!