Como visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, no Rio de Janeiro

Pensa numa carioca que nunca tinha conhecido esse lugar em 30 anos de vida, gente?! Sim, esta sou eu, mas já posso dizer que conheço Niterói um pouquinho mais. O MAC é quase parada obrigatória pra quem atravessa a Ponte Rio-Niterói saindo da cidade do Rio de Janeiro pra passear e turistar!



O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi inaugurado no ano de 1996 e projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemayer. Seu foco é principalmente exposições de obras da arte contemporânea brasileira, construído sobre o Mirante da Boa Viagem na orla de Niterói, tendo o famoso "prato de concreto" em sua estrutura.
É muito fácil chegar ao MAC se você está chegando em Niterói de barca ou mesmo de ônibus, caso ele te deixe no Terminal Rodoviário da cidade. Basta pegar o ônibus 47B, no terminal mesmo (e que fica ao lado da estação das Barcas S/A), que ele vai te deixar literalmente em frente ao museu; não vai levar muito tempo. Muito prático! E o ônibus é circular, ou seja, pra sair de lá você pode pegá-lo no mesmo ponto (em frente ao museu) e fazer o caminho oposto (ou seja, para o centro de Niterói).

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ
Uma das coisas mais legais pra se fazer no MAC é apreciar a vista do entorno do museu, que é realmente linda, ainda mais em dia de sol. Já antes de chegarmos no museu é possível termos uma boa noção de como o passeio vale a pena com a vista da Ponte Rio-Niterói, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar alinhados.

Além disto, conhecer as obras de arte também é uma boa opção do passeio, é claro. O acervo é amplo, apesar do museu não parecer tão grande por dentro.

Fique atento, pois o ônibus 47B demora aproximadamente 30min para passar no ponto em frente ao museu.

É sempre bom lembrar dos descontos de meia-entrada nos ingressos dos museus. Estudantes, assim como eu na época, pagam meia, o que deixa o passeio mais legal, certo?

Tente visitar o museu em dia de tempo aberto, pra aproveitar a vista externa, um dos charmes do passeio. Desde a chegada ao local já dá pra tirar aquela foto de turista e curtir a paisagem!

O museu fica relativamente próximo ao centro de Niterói, então dá pra programar a visita pensando em dar uma passadinha pelo centro, caso você precise.

Claro que gostei do passeio! Apesar de minha falta de paixão por museus, posso dizer que tenho mais um na lista pra ter orgulho de ter conseguido visitar.
O MAC valeu a pena mais pra ver a cidade do Rio e a bela paisagem de Niterói do que pelo museu em si, na minha opinião. Talvez eu tenha concluído isto pela minha falta de identificação com algumas exposições, o que considero normal em uma visita a museu (não dá pra gostar de tudo, né?), mas a visita, no geral, foi muito agradável.

Amiga @coisasdelud


você? Já foi ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!