Como visitar o Convento da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo


O Convento da Penha é um dos lugares mais visitados em Vila Velha. De lá nós temos uma vista sensacional da cidade e dá pra ter uma dimensão de como o Espírito Santo tem paisagens belíssimas pra gente conhecer.


Frei Palácios, encarregado da construção de uma ermida no alto do morro da Penha, chegou à Prainha em 1558. A ermida foi erguida a Nossa Senhora da Penha e, futuramente, o local se transformou em um convento. A obra construída em homenagem à padroeira desapareceu três vezes e, posteriormente, era encontrada no alto do morro, onde está construído o convento.
Em 1943 o convento foi tomado pelo IPHAN como patrimônio histórico e artístico.
É possível chegar ao Convento da Penha saindo do terminal rodoviário de Vila Velha e caminhando a pé (é perto) ou de carro.

Além de curtir a vista da cidade, há várias atividades que podem ser feitas no local. Uma delas são os eventos que frequentemente acontecem organizados pela Igreja Católica, já que de fato o convento é administrado por ela, pelo que percebi.

Há espaços para orações, exposição de histórias de vida e homenagens também.

Ah, e como é bem bonita a vista, aproveite pra tirar muitas fotos, como a clássica foto na janela que dá pra 3ª Ponte, uma das pontes de Vila Velha (veja nas fotos daqui, do post).
Faça sua visita com roupas e calçados confortáveis. Apesar de não ser uma trilha, a chegada até o topo do convento é um pouco cansativa.

Há transporte no local para os visitantes chegarem ao topo e é preciso comprar um ingresso na entrada do local para ter direito a esse transporte.

Sugiro não se prender apenas à vista, mas conhecer também o interior dos espaços do convento liberados ao público. Há obras de arte e história contada nas paredes. Muito bonito.
Ah, foi um dos passeios mais especiais que tive no Espírito Santo, gente. Apesar de cansativo (porque há vários degraus pra chegarmos até lá em cima), vale muito a pena o esforço, porque a vista da cidade é realmente incrível! Fora o clima agradável lá em cima, porque mesmo se você for em um dia muito quente, como foi o meu caso, lá em cima fica bem fresquinho, já que venta bastante.

Sol no rosto e alegria também! Obrigada por serem nossas guias turísticas, meninas! :)


E você? Já foi ao Convento da Penha? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!