RIO DE JANEIRO: Museu Imperial de Petrópolis


Está aí um dos pontos turísticos de meu Rio de Janeiro que eu sempre quis conhecer, desde criança, mas não havia conseguido até então. É um daqueles passeios clássicos de escola, ou com a família ou como turista no Rio e que faz com que a gente volte ao passado para todo um ambiente histórico de formação da nossa cidade. Vamos então conhecer um pouco do museu.


Também conhecido com Palácio Imperial, o Museu Imperial de Petrópolis foi construído a mando de D. Pedro II, teve início em 1845 e foi concluído em 1862. O espaço possui diversos ambientes, arquitetados sob a supervisão do major Julius Friedrich Koeler e, dentre eles, destaca-se também os jardins do palácio, construídos pela orientação pessoal do imperador e pela idealização do paisagista parisiense Jean Baptiste Binot, em 1854.
Outro ambiente de destaque do palácio é a biblioteca, com cerca de 50 mil volumes, além do acervo de itens históricos da época, onde encontra-se a coroa do imperador, por exemplo.
É uma excelente oportunidade para conhecermos o início da história do Rio de Janeiro, sua importância na história do país e os costumes da época, cultura e arte.
Para se chegar ao museu, basta chegar à rodoviária de Petrópolis e, de lá, pegar um ônibus que te deixe no centro da cidade, próxima à Avenida do Imperador, que fica praticamente ao lado do museu. Petrópolis é legal, também porque é possível conhecermos os pontos turísticos à pé, não sendo necessário usar transporte público ou algo do tipo.
Não podemos entrar no museu usando nossos calçados, então precisamos guardá-los na entrada e usarmos as famosas pantufas do museu, acolchoadas para que o piso do palácio não seja danificado. Ah, infelizmente não são permitidas fotos no interior do museu, mas ao menos no espaço ao ar livre a gente pode registrar algumas.



Catedral de Petrópolis ali, ao fundo

Mamma e eu..


E quais são as suas dicas de passeio no Museu Imperial de Petrópolis? Conte aqui pra gente nos comentários!

Até o próximo post!