ANGRA DOS REIS (RIO DE JANEIRO): Praia de Freguesia de Santana



Freguesia de Santana é uma península localizada em Ilha Grande, litoral do Rio de Janeiro, composta por 4 praias: Freguesia, Baleia, Grumixama e Freguesia do Sul e foi lá que iniciou-se o povoamento da própria Ilha Grande. A praia foi bastante habitada no passado, mas pouco atualmente (estima-se que há apenas 50 moradores no local, hoje ponto turístico), porém encontramos resquícios da ocupação no local como a Igreja de Santana, construída em 1843, considerado o mais importante monumento religioso da Ilha Grande, além de um cemitério abandonado e vários casarões, senzalas e canais subterrâneos de água. Freguesia de Santana é uma propriedade particular, ou seja, sua visitação é restrita às areias da praia, à área próxima da igrejas e às trilhas da região. Fonte: Ilha Grande

Chegamos à praia de Freguesia de Santana de barco, através da agência de passeios turísticos que contratamos em frente ao porto de Angra dos Reis (o passeio incluía Lagoa Azul, Freguesia de Santana e Japariz). Lá foi nossa parada para almoço, então não se preocupe, pois há opções de refeição no local, mas pouquíssimas. A praia é tranquila e, mesmo com a faixa de areia estreita e cheia de folhas da vegetação em frente ao mar, o lugar é ótimo pra descansar após o almoço e passear um pouco pelos arredores, apesar de realmente não haver muito o que se fazer por lá, pois não há muitos pontos turísticos na região além da igreja de Santana e as trilhas (que não chegamos a fazer). 


É um ótimo passeio conhecer a praia de Freguesia de Santana. Recomendo!






E você? Já foi à praia de Freguesia de Santana? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)