TRINDADE, PARATY (RIO DE JANEIRO): Praia do Meio


Trindade é uma espécie de vila caiçara de pescadores que, na década de 70, passou por uma disputa entre uma empresa multinacional - que reivindicou o direito de posse da região para a construção de um condomínio de luxo - e a população local, ao lado de artistas e intelectuais, contrários a essa ação. Estes últimos ganharam a luta na justiça, mantendo-se a posse das terras.
A Praia do Meio, também chamada de Praia dos Codós, é uma das muitas presentes na região, e é uma pequena baía de águas claras, "interrompida" por uma formação rochosa de onde é possível ver as outras praias e o mar aberto.
Atualmente, Trindade sobrevive em meio ao equilíbrio entre a modernização e a preservação da natureza, integrando uma comunidade de moradores tradicionais da região, alguns estrangeiros (encantados com a beleza local), caiçaras e demais pessoas que optaram por viver próximo à natureza de maneira simples, tranquila e longe da confusão urbana. Fonte: Paraty
Reservamos um dia inteiro para conhecermos Trindade e resolvemos ir à Praia do Meio, um local lindo e tranquilo para se relaxar e se divertir. Como estávamos hospedados em Frade, só precisamos pegar um ônibus local para chegarmos à Paraty e, de lá, pegamos outro ônibus (na rodoviária de Paraty) em direção à Trindade. 

A passagem desses ônibus foi bem barata, cada trecho custou de R$5,00 a R$10,00. Foi bem fácil chegarmos lá, apesar de a viagem ter sido longa (aproximadamente 2h), mas as paisagens ao longo do percurso fazem com que a gente nem perceba muito o tempo passar. Ao chegarmos na rodoviária de Paraty, pegamos o ônibus em direção a Trindade, passando por estradas bem sinuosas, mas em meio à completa natureza da região. Tivemos que caminhar alguns minutos desde o ponto de ônibus até a Praia do Meio e todo o trajeto valeu a pena!


Gostei muito de conhecer essa praia! É limpa, com águas claras e de ambiente tranquilo, com algumas referências a vila de pescadores, local preservado e para visita de família e amigos. Recomendo muito!


Aproveitamos também para comprar alguns souvernirs nas lojinhas próximas do ponto de ônibus que ficava perto da praia. Tem bastante opção de compra, desde artigos artesanais a itens de lembrança do local.



No ponto de ônibus

E você? Já foi à Praia do Meio? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)