BELO HORIZONTE (MIINAS GERAIS): Lagoa da Pampulha



A Lagoa da Pampulha está localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais e faz parte de um complexo de atrações turísticas projetada por Oscar Niemeyer. O represamento da lagoa se iniciou em 1936 para amortecimento de enchentes e contribuição para o abastecimento da capital. A obra foi concluída em 1943, na gestão de Juscelino Kubitschek, que modernizou a cidade, incluindo a lagoa na construção do projeto arquitetônico mundialmente famoso, projetado por Oscar Niemeyer. Já foi frequentada por banhistas, desportistas e famílias até os anos 1980, quando começou a ser poluída pelos córregos e fábricas de seu entorno. Após projetos de limpeza e drenagem e diversos eventos que marcaram a história de Belo Horizonte, hoje a Lagoa da Pampulha é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, ao lado da Igreja da Pampulha e do estádio do Mineirão e Mineirinho, atrações turísticas próximas da lagoa.

Visitei a Lagoa da Pampulha várias vezes enquanto estive em Belo Horizonte, isto porque é fácil encontrá-la se você está passeando por perto dos pontos turísticos quase que clássicos da cidade: estádio do Mineirinho e Mineirão e Igreja da Pampulha. 


É um bom lugar para se passear, embora não tenha visto muitas opções de lazer por ali a não ser pique-nique à beira da lagoa e prática de esportes em seu entorno. Gostei de conhecer o local e recomendo se você vai visitar BH.








Amigas.. :)
Ginásio do Mineirinho, ao fundo.
Igreja da Pampulha, em frente à Lagoa.

E você? Já foi à Lagoa da Pampulha? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!