BUENOS AIRES (ARGENTINA): Show de Tango


O tão almejado show de tango em Buenos Aires é uma das coisas mais cobiçadas pelos turistas na Argentina. Vamos, então, conhecer um pouco mais dessa verdadeira atração turística e algumas boas dicas de como apreciar o show?

Há quem diga que o tango pode ter sido inventado no Brasil, veja só! Já pensou que podemos não ser só o país do samba mas, também, o do tango? Bem, o tango nasceu em 1871 com a música "Olhos Matadores", de Henrique Mesquita e os primeiros tangos argentinos foram escritos só em 1880, quase uma década depois. Mesmo chegando depois, os argentinos é que propagaram a fama do gênero musical e o ritmo passou a ser considerado da Argentina, talvez por adoção.
Com o crescimento também das casas de prostituição, onde os homens chegavam a fazer fila esperando pelo encontro com as mulheres, começou o investimento em um show que pudesse entreter os clientes e, assim, com a mistura de vários gêneros musicais, nasceu o tango argentino. Saindo dessa região para os salões de festa, o tango se popularizou com o sucesso do cantor Carlos Gardel, um dos mais famosos no gênero. Hoje em dia, o tango é um dos espetáculos mais atrativos de turistas na Argentina.
Antes de passar o endereço, preciso dizer onde fui assistir ao show de tango, certo? Pois bem. Estávamos eu e minhas amigas em frente à Casa Rosada, conhecendo o lugar, quando fomos abordadas por uma brasileira, que nos mostrou um pacote para o Complejo Tango, uma casa de show em Buenos Aires. Confesso que ficamos com um pouco de receio de fecharmos o pacote com, literalmente, uma desconhecida na rua, mas resolvemos arriscar, inclusive pelo preço, que foi muito bom, R$100,00 por pessoa com entrada + refeição + transporte na porta do hostel!
O Complejo Tango fica na Av. Belgrano 2608, C1096AAQ CABA, Argentina.
Metrô: estação Venezuela
Ônibus: 2A, 2B, 56A, 56C, 56D, 84A, 98A, 98B, 98C, 98D, 98E, 98F, 103A
Além de apreciar o show, é possível fazer uma boa refeição no local durante o espetáculo (a famosa carne argentina acompanhada de um vinho típico do país), além de fazer um curso básico de tango com direito a certificado e até participar da apresentação juntamente com os dançarinos, que convidam a plateia para subirem ao palco.
Desde a entrada, contando com a aula de tango até o fim do espetáculo, a atração leva em média 4h no total.
Não há atrações turísticas famosas próximas da casa de show, mas a Avenida 9 de Julio fica a aproximadamente 30min de distância do local.
www.complejotango.com.ar/

Para não arriscar situações um pouco chatas, como desencontro de comunicações (a van do passeio nos deixou na casa de show de forma segura, mas chegamos após o término da aula de tango, que estava incluída no passeio, embora tenhamos ganhado o certificado da aula mesmo assim, vai entender; no acordo do pacote, ficou claro a nós que teríamos uma refeição para cada uma mas, na verdade, tivemos apenas uma), sugiro fechar o pacote no próprio site da casa de show.

Verifique o cardápio previamente. Mesmo comas boas recomendações da culinária argentina, é importante saber qual é o menu disponível na casa de show.

Procure as mesas mais próximas do palco. Ao contrário do que se acredita, que mais distante dá pra ver melhor o espetáculo, nas mesas em frente ao palco a experiência é bem mais vibrante e vimos tudo muito bem nessa parte do ambiente.

Bem, eu gostei, sim, do show de tango, principalmente por ter sido genuinamente argentino, pelo que percebi. Como há grandes chances de tentarem nos empurrar um show para turista ver, ter assistido a um tango meio "de raiz" foi bem interessante. Me senti na cultura argentina de verdade e a experiência foi realmente enriquecedora.

Sobre a casa de show, gostei também. Fomos bem atendidas e desde a recepção no hostel até a chegada na casa, permanência lá e retorno para o hostel. Fomos de van só nós três (sim, deu um medinho, mas graças a Deus estamos vivas e inteiras, sem dano algum) e voltamos de ônibus, mas com muita gente. Sim, o ônibus estava lotado de turistas de tudo quanto é lugar, berrando e fazendo bagunça, mas foi legal, porque conhecemos algumas pessoas bem divertidas.
Amigas lindas de viagem.. <3
A famosa carne argentina
Empanadas argentinas

E você? Já foi a algum show de tango argentino? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!