Conheça Ollantaytambo, o segundo lugar mais visitado no Peru


Se você acha que o Peru só tem Machu Picchu para conhecer (assim como eu pensava), está enganado. Ollantaytambo é um dos lugares que  você precisa visitar na terra das llhamas pra comprovar essa constatação que eu também tive.



Ollantaytambo é a única cidade ainda habitada no Peru desde a época dos incas. Lá ainda existem ruínas de casas, templos e pátios desse povo, com arquitetura de pedra, ruas com habitações e vestígios de uma civilização que dominava técnicas de construção e uso do espaço de maneira produtiva e inteligente.
Hoje, é um dos lugares mais visitados pelos turistas no Peru, sendo localizadona província de Urubamba, próxima a Cusco.
O mais indicado para chegar a Ollantaytambo é contratar o passeio em uma das muitas agências de turismo de Cusco. Eu fiz com a Qori Inka Travel, que fica no centro de Cusco (em uma galeria quase em frente à Municipalidad del Cusco). A agência possui excelente atendimento e o funcionário foi bastante paciente em nos esclarecer as dúvidas que tínhamos, minha amiga e eu, sobre os passeios turísticos que gostaríamos de fazer.
Paramos para almoçar após nosso passeio à Maras (clique aqui para ler o post com dicas para esse passeio) e levamos aproximadamente 30min para chegarmos Ollantaytambo.
A coisa mais legal pra se fazer em Ollantaytambo, na minha opinião, é subir os inúmeros degraus dos terraços incas e conhecer de perto os detalhes do lugar. É um trajeto muito cansativo, mas vale a pena pela aventura e pela história também.

Ao chegarmos na entrada do local, encontramos várias bancas e lojinhas de diversos artigos de artesanato e produtos típicos peruanos, além de uma praça bem movimentada de turistas que, ou vão conhecer o lugar, ou estão de passagem, pois estão fazendo a trilha dos incas, rumo à Machu Picchu.

Também há um museu dentro do povoado, então dá pra conhecer tanto as ruínas da cidade e os terraços, quanto o museu que conta a história do lugar.

Como estávamos em grupo de turismo, o tempo para visita foi estipulado pela agência, mas percebi que levamos aproximadamente 3h no local, desde nossa chegada.

Vá para o passeio de Ollantaytambo com calçados confortáveis. Isso é muito importante, gente! É um local com muitos, mas muitos degraus mesmo e com terreno acidentado em alguns trechos o que faz com que o passeio se torne um horror se não nos sentirmos confortáveis com nossos calçados. Tênis ou botas próprias para trilhas é o ideal.

Leve água, mas não exagere na ingestão do líquido, isso porque é possível que você fique com vontade de urinar e, no meio do percurso, tenha de voltar para procurar o banheiro mais próximo (que lá existe, pode ficar tranquilo). Fora que, com a sensação de inchaço por tanta água na barriga, a gente acaba se sentindo mais cansado ainda.

Leve, também, soro caseiro e lenço de papel. Meu nariz ficou tão ressecado, que começou a sangrar (o que quase me levou a torcer o pé, já que eu reparei o sangue enquanto descia um dos inúmeros degraus bem altos de lá e acabei não prestando atenção na descida), então tive que aguentar um pouco, descer assim mesmo e ir ao banheiro pra me limpar e lavar o nariz no banheiro, que fica na entrada do local.

Fique atento ao local em que você está tirando fotos! Você vai perceber que há alguns trechos do templo antigo em que há um espaço pequeno para poucas pessoas, então ficar atento aonde está pisando e, consequentemente, qual pose você vai fazer, é importantíssimo para não correr o risco de se desequilibrar e sofrer um acidente!

A dica de sempre estar perto de alguém do seu grupo turístico é importante também, ainda mais porque os guias turísticos sempre nos explicam a respeito do lugar quando chegamos em determinado ponto do passeio e, assim, é legal aprender sobre o local em que estamos visitando. Outra questão é que, como Ollantaytambo tem muitos degraus, cada um com um tamanho, a descida é lenta e, assim, cada um desce em seu tempo mesmo, só que isso pode dispersar o grupo lá embaixo, no ponto de encontro. É claro que o grupo só sai com todos presentes, mas é amigável não atrasar o passeio, né?!
Gostei, sim, de conhecer Ollantaytambo, mas foi um dos passeios mais difíceis que fiz no Peru! Um dos mais cansativos, com certeza! É um lugar cheio de história e cultura e tem uma vista muito bonita das montanhas peruanas, além de ser caminho para Machu Picchu, porém os degraus no lugar  são muito altos e são inúmeros e, como estava calor, o trajeto foi mais difícil ainda de fazer.
Foi lá que eu comecei a perceber que meu joelho esquerdo estava começando a doer, o que me preocupou para fazer o passeio à Machu Picchu, que nós faríamos ainda. Graças a Deus deu tudo certo, mas realmente fiquei muito cansada.
Conhecer Ollantaytambo é quase que obrigatório para quem vai ao Peru e, por mais que seja tão cansativo como comentei aqui, vale a pena fazer esse passeio. É muito legal conhecer a história do Peru visitando pessoalmente os lugares em que a cultura e história do país são tão valorizados por seu povo.









Amiga Jacque, de viagens peruanas.. :)

Olha aí uma das melhores guias turísticas que já conheci!



E você? Já foi a Ollantaytambo? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)