Conheça Qorikancha, no centro de Cusco, no Peru


Qorikancha é um daqueles passeios básicos, porém ricos em arte e cultura peruana que você precisa fazer em Cusco.


Um dos mais importantes complexos arqueológicos dos incas, Qorikancha foi construído na época do imperador Pachacuti, sendo um local sagrado para os incas, que realizam rituais e oferendas no local ao deus sol. Também era templo para adoração a outras divindades, como a lua e vênus.
O lugar foi destruído pelos conquistadores espanhóis, que ergueram o convento e igreja de Santo Domingo no mesmo local, levando um século para ser finalizada.

Diferentemente ma maioria dos outros passeios no Peru, é possível chegar a Qorikancha saindo do centro de Cusco, já que a edificação fica bem no centro da cidade. De todo modo, é necessário adquirir o bilhete turístico para ingresso no local.
Se você gosta de museu, vai gostar de conhecer Qorikancha. Além de ser um espaço histórico, com peças que contam a respeito da trajetória do povo inca, o antigo convento possui diversas obras de arte, que com certeza serão explicadas pelos guias turísticos no lugar.
De lá, é possível também avistar a cidade de Cusco, do alto. A imagem que temos é realmente bonita e percebemos o quão histórica a cidade é.
Aproveite para tirar fotos também, é claro. Há muitos detalhes artísticos e culturais para apreciarmos no lugar.
Como estávamos em grupo de turismo, o tempo para visita foi estipulado pela agência, mas percebi que levamos aproximadamente 2h no local, desde nossa chegada.

Fique próximo de seu grupo de turismo, pois o local pode estar bastante cheio de visitantes e, assim, é fácil se perder das pessoas.

Indico prestar atenção nas explicações do guia, porque os detalhes da história do povo inca são bem interessantes, especialmente em Qorikancha, na minha opinião. A gente vê a paixão do povo peruano ao contar sua história e, com os guias, não é diferente, já que eles fazem questão de mostrar o quão sofrido e massacrado foi o povo do Peru ao serem atingidos pela colonização espanhola. Isto é contado em cada detalhe apresentado nas peças artísticas, pedras nas paredes ou mesmo espaço físico do lugar. Vale a pena aprender da história peruana.

Uma coisa legal é que, como o lugar está localizado bem no centro, você pode encaixar sua visita junto a outros lugares do centro de Cusco, já que dá pra fazer mais de um passeio desses no mesmo dia.
Não imaginava como era rico o passeio a Qorikancha. Como o lugar fica no centro da cidade, ou seja, no meio do corre corre de pessoas e, é claro, de milhões de turistas espalhados pela cidade, não achei que houvesse tantos detalhes interessantes para apreciarmos no passeio. Vale a pena conhecer.
A paixão pela história peruana que comentei aqui acima é visível nos cusquenhos. Eles contam sobre o legado de seus antepassados com muito carinho e fazendo questão de mostrarem que boa parte da história do povo inca foi devastada pelos colonizadores espanhóis, o que fez com que muitos detalhes da história fosse simplesmente apagado ao longo dos anos. É bonito de ver que as pessoas valorizam o passado para contá-lo às pessoas do presente, como os peruanos fazem.



E você? Já foi à Qorichanka? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)