Qual é o melhor lugar para fazer compras em Cusco?


Se você é daqueles turistas que gostam de conhecer pontos turísticos, mas também tirar pelo menos um dia para fazer compras, este post é para você. E, se você estiver em Cusco, este post é para você duas vezes.


O Mercado Central de San Pedro é um mercado localizado no centro de Cusco e um dos melhores, senão o melhor lugar para comprar itens típicos da cultura peruana. Possui diversos stands de vendas dos mais variados produtos, desde alimentos até peças de vestuário, com direito a bons preços e simpatia de vendedores.

Como o mercado fica literalmente no centro de Cusco, não é difícil chegar até ele partindo da Avenida El Sol, por exemplo. Basta caminhar uns 10min e você já chega lá.
Comprar e conhecer a cultura peruana são as coisas mais legais para fazer no Mercado Central San Pedro. O lugar é cheio de produtos típicos do país, que vão desde roupas, calçados, souvenirs, comida e bebida até objetos místicos e demais itens, digamos, particulares da cultura peruana, como os famosos porquinhos da Índia (que não são nem porquinhos, muito menos vieram da Índia) vendidos nos "espetos de churrasco", por exemplo.

O mercado é um dos melhores lugares para você encontrar todos os itens que gostaria de trazer do Peru em um só lugar. Como o povo cusquenho é muito simpático e receptivo, não vai ser difícil pesquisar preços com atenção dos vendedores, que amam os turistas.
O tempo que você vai ficar no mercado depende muito do seu nível de consumismo (haha), mas acredito que, com mais do que 2h no lugar, você deve começar a ficar cansado de ver tanta coisa colorida junta. É um ótimo passeio, mas de fato cansa se você ficar muito tempo por lá, até porque não há muito o que fazer a não ser... Comprar mesmo. Ah, tem uns stands de sucos bem legais!

Muito cuidado com o local em que o mercado está. Quando fomos, o guia turístico da agência em que contratamos os passeios nos orientou a não irmos além do mercado, ou seja, não seguirmos a rua, passando do local, devido a questões de segurança.

Pechinchar preços é uma prática bem comum no Peru entre os turistas e no mercado não é diferente. Se você ficar um pouco mais de 1min em um stand, há grandes chances de o vendedor vir até você oferecendo um preço menor pelo produto pelo qual você está interessado em comprar. É normal, então não se sinta constrangido por isso. O que não é legal fazer é insistir em pechinchar caso você perceba que o vendedor não está muito a fim de baixar o preço, até porque tudo tem limite, certo?

Recomendo deixar para comprar os souvenirs no mercado, porque os preços são um pouco mais em conta e a variedade é bem maior do que na grande parte dos pontos turísticos em que há vendedores ambulantes.

Não deixe de experimentar algum suco de sabor diferente no corredor das senhoras super simpáticas e receptivas (à esquerda, quase no meio do mercado). Vale muito a pena e são uma delícia.

Como em todo lugar com muita oferta de produtos, vale a pena dar uma primeira volta conhecendo os itens à venda e os preços para aí sim decidir o que levar. Pode ser que você encontre algo mais barato no próximo stand ou um casaco ou blusa mais bonitos na sua opinião.

E lembre-se é proibido sair do Peru com folhas de coca, ou seja, se você comprar as famosas folhinhas que te ajudam a superar a altitude de Cusco, não se esqueça que não pode sair do Peru levando-as na sua bagagem. Você pode ser preso por isto.
Gostei demais de ir ao Mercado Central San Pedro! É realmente o melhor lugar para comprar souvenirs na minha opinião e a simpatia dos vendedores deixa o ambiente bem mais agradável do que aparentemente ele possa ser.
É bem mais prático comprar tudo que você quer em um único lugar (tudo bem que eu acabei comprando outras coisas ao longo da viagem e em diferentes pontos turísticos, mas não me arrependi, não). A diferença de preços não é tão grande em se tratando de souvenirs, mas a vantagem de comprar no mercado é a proximidade com o centro de Cusco (ou seja, há chances de você pesquisar preços e produtos ao longo da viagem e, ao final dela, dar um jeitinho de ir ao mercado) e a possibilidade de você encontrar diversidade de produtos que você queira comprar.
Enfim, inclua uma visita ao Mercado Central San Pedro em seu roteiro de viagem em Cusco ;)

Amiga de viagem pelo Peru.. ;)

E você? Já foi ao Mercado Central San Pedro? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)