RIO DE JANEIRO (BRASIL): Jardim Botânico



O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, também chamado de Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é, por assim dizer, um instituto de pesquisas e um jardim localizado no bairro do Jardim Botânico. É local de várias espécies da flora brasileira e estrangeira, com estufas e área verde aberta, além de monumentos históricos, artísticos e arqueológicos, considerado a maior biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.
O local teve origem em 1808, quando o príncipe regente D. João de Bragança (futuro rei D. João VI) tomou posse do engenho e terras da Lagoa Rodrigo de Freitas para criar o Jardim da Aclimação (futuro Jardim Botânico), para aclimatar as plantas de especiarias das Índias Orientais (noz-moscada, canela e pimenta do reino). No mesmo ano recebeu o nome de Real Horto e, só em 1890 passou a ser denominado como Jardim Botânico. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade do Rio de Janeiro, tendo vários ambientes no jardim, como a Aleia Barbosa Rodrigues (o caminho mais famoso do jardim, cenário de novelas e demais gravações, por exemplo), o Chafariz Central, Casa dos Pilões, etc.

O Jardim Botânico é um daqueles lugares no Rio de Janeiro que você consegue se divertir e relaxar ao mesmo tempo. O Jardim Botânico, como o próprio nome diz, é uma jardim e é enorme! Cheio de espaços ao ar livre para diversão com a família e amigos, além de nos oferecer a oportunidade de cultura e conhecimento também, já que o local conta com espaços como estufas naturais, museus e locais de preservação do meio ambiente. A entrada não é gratuita, mas eu recomendo esse passeio, porque realmente é uma ótima opção para quem gostaria de conhecer mais um espaço cultural do Rio.


Para se chegar ao Jardim Botânico, é possível, inclusive, ir a pé do Parque Lage até lá. Veja só que fácil: basta seguir caminhando na mesma calçada! Isso mesmo! O Jardim Botânico fica "do mesmo lado" do Parque Lage! Não tem o que errar!



Interior do Museu Casa dos Pilões


E você? Já foi ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)