RIO DE JANEIRO (BRASIL): Parque Lage


E, finalmente, fiz um post sobre passeios turísticos na minha cidade linda e maravilhosa, o Rio de Janeiro! Pensem em uma brasileira, carioca, que levou anos pra fazer um post de dicas e informações de passeio justamente sobre a cidade onde ela nasceu e vive há anos? Pois é, sou eu. Mas olha, o texto vai ser tão legal, que os cariocas de plantão vão me perdoar e esquecer esse detalhe. Assim espero.


Vamos lá! Primeiramente, é importante fazer uma observação aqui. O fato de você ter nascido e morar em determinada cidade turística não é determinante para que você a conheça de ponta a ponta. E isto não é diferente com quem mora no Rio de Janeiro. Sou carioca e moro no Rio há 29 anos e não tenho vergonha de dizer que não conheço todos os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Por quê? Bom, nossa vida de brasileiro é bem corrida, não é, gente? E carioca não vive na praia, como a mídia e a maioria das pessoas pensam, fora que, dependendo do lugar onde você mora, não é tão fácil assim chegar a determinadas atrações turísticas, porque depende também do trânsito, transporte e afins. Em outras palavras, vivemos em uma cidade de fato urbana, onde trabalho, trânsito, compromissos sociais e coisas do gênero às vezes nos impedem de sermos os cariocas que gostaríamos de ser, aqueles que conhecem toda a cidade e pode, seguramente, indicar todos os pontos turísticos para qualquer pessoa, como se já tivessem ido pessoalmente a cada um deles.

O Parque Lage é um parque público localizado no Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e tido como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio. Abriga a Escola de Artes Visuais e é parte do Parque Nacional da Tijuca.
O parque era inicialmente uma fazenda pertencente a Fagundes Varela, em 1811 e, em 1859 teve seu nome de "Parque dos Lage" devido ao nome de seu proprietário e hoje, o local funciona como um parque público, escola de artes, cenário de videoclips musicais, ensaios fotográficos e é um dos pontos turísticos cariocas mais visitados.

Um dos lugares que estavam na minha "lista imaginária e despretensiosa" de locais para eu conhecer no Rio é o Parque Lage. É um parque, literalmente, público e bem amplo, onde é possível fazer pique-niques, encontros de família, comemoração de aniversário, sessão de fotos (uma das coisas que mais se vê por lá), etc. É uma área bastante arborizada, com vários ambientes para se aproveitar o passeio, como o aquário e a gruta, por exemplo. O local também tem acesso à trilha do morro do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor, vejam só!

Fui até o Parque Lage de transporte público, muito fácil por sinal. Basta pegar o metrô na linha 1, com destino à estação Botafogo e descer na estação de mesmo nome. Lá, é preciso pegar o ônibus do próprio metrô e, para isto, basta perguntar a qualquer funcionário onde fica o ponto do "ônibus do metrô que passa no Parque Lage". E, então, basta descer no ponto "Estação Maria Angélica" e caminhar até a entrada do parque.


Para maiores informações, acesso o site do Metrô Rio, clicando aqui.



Vista do Cristo Redentor.

Miquinhos do parque. Atenção! Não dê alimentos a eles, ok?

Gruta

Antigo lavatório utilizado por escravos



E você? Já foi ao Parque Lage? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!