O que é check-in?

O que é check-in de um voo?

Check-in é um procedimento de pré-embarque, que todo viajante precisa realizar. É através dele que a cia aérea verifica que você está confirmando sua presença no voo, além de seu registro de informações importantes como seus documentos pessoais, despacho de bagagem e emissão do cartão de embarque.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem várias opções para realização do check-in, como esse procedimento pelo smartphone e tablets, porém o check-in pode, de igual modo, ser realizado no balcão da cia aérea, no aeroporto. Vamos ver alguns detalhes desses dois procedimentos?


Check-in no balcão da cia aérea: O passageiro deve se dirigir ao balcão da cia aérea com no mínimo 2h de antecedência (minha sugestão para vôos nacionais; para voos internacionais, sugiro no mínimo 5h de antecedência), munido dos documentos de RG e CPF e as bagagens a serem despachadas. O funcionário irá registrar os dados pessoais necessários, além das informações do destino de viagem, pesar as bagagens e despachá-las. Após o check-in realizado, o passageiro já estará apto para embarcar.

Check-in por smarphone, tablets e apps da cia aérea: O passageiro recebe uma notificação (geralmente por email ou por SMS) de que já pode realizar o check-in de seu voo, sem precisar aguardar a data de sua viagem para fazê-lo pessoalmente, no aeroporto. Ele deve registrar as informações requeridas, que são os documentos pessoais e alguns detalhes do voo. Caso haja bagagem a ser despachada, é necessário se dirigir ao balcão da cia aérea para despachá-la e, no caso de voos internacionais, o check-in só é realizado pessoalmente, no aeroporto. Ao final do processo, um comprovante é emitido, tendo o passageiro ter de levá-lo consigo na data de embarque.


E você? Tem algum comentário a fazer a respeito de check-in? Sim? Então conte aqui nos comentários!


Até o próximo post!