BELO HORIZONTE (MINAS GERAIS): Praça da Liberdade


A Praça da Liberdade teve sua construção iniciada na época da fundação da nova capital mineira, entre 1895 e 1897 e está localizada da região da Savassi. Foi projetada para abrigar a sede do governo, com o prédio do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado. Sua arquitetura e seus jardins construídos foram inspirados no Palácio de Versalhes, na França e, em 1977, foi tombada pelo IEPHA.
A Praça da Liberdade está localizada no entorno do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que contempla o Centro Cultural Banco do Brasil, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, a Casa Fiat de Cultura, o Centro de Formação Artística, o Horizonte SEBRE, o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro e o BDMG Cultural. Ufa! Muito conhecimento, certo?

Visitei a Praça da Liberdade em uma manhã linda de sábado. Vi que muitas famílias e pessoas que praticam esportes estavam lá, então percebi que é um local de lazer aos fins de semana. Achei a praça bem projetada em relação à vegetação e floricultura, além de ser palco de artes urbanas também, porque encontrei uma exposição de arte contemporânea espalhada pelo local.


Como a Praça da Liberdade fica bem no centro de BH, é bem fácil chegar no local.



Arte de Rogério Fernandes, na exposição Reciclalata

Amigas.. :)

E você? Já foi à Praça da Liberdade? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!