BUENOS AIRES (ARGENTINA): Rua Florida

A Calle Florida, chamada por nós, brasileiros, de Rua Florida, é uma espécie de oásis de compras na Argentina. É lá que os turistas se deliciam com produtos de marca e tipicamente argentinos, como as famosas peças de couro.





Na Rua Florida não passam carros, então pode comprar despreocupado com o trânsito de veículos. Na rua há muitas lojas de marcas de roupas, artigos esportivos, brinquedos, doces e muito mais. Você não só encontra produtos mais caros, como também alguns (poucos) mais em conta, como souvenirs e doces típicos da argentina, por exemplo. E, como é um lugar cheio de turistas, você também vai encontrar muito da cultura argentina, como danças de tango e pessoas oferecendo pacotes de passeios a pontos turísticos.
O nome vem da "Batalha da Flórida", um combate em que os americanos venceram as tropas espanholas durante a Guerra da Independência.
Merlo, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina


Como fica bem no centro da cidade, as opções vão de transporte público como ônibus e metrô até táxi e, dependendo de onde você estiver, à pé.
Algumas linhas de ônibus: 59C, 236G, Belgrano Sur, Sarmiento - Once/Moreno
Algumas linhas de metrô: Linha B: Estação Florida, Linha C: Estação Plaza San Martín, Estação Lavalle e Estação 9 de Julio.


Desde compras até refeições e compra de pesos argentinos e pacotes de passeios turísticos. Lojas de marcas famosas como Adidas e a loja oficial do Boca Juniors são umas das mais procuradas pelos turistas, além de pequenas lojas de roupas e calçados de couro e, também, eletrônicos, como a gigante Falabella. Outro local muito visitado é a Galerías Pacífico, um shopping com lojas de grife e demais produtos não tão acessíveis ao público popular. A arquitetura do local é um charme à parte e rende ótimas fotos-de-turista.


Bem, depende de seu nível de consumo. Eu, como não sou muito apegada a compras em viagens, levei em média 1:30h entre passeio, visita a lojas (sem parar para comprar, só para olhar mesmo) e a visita à Galerías Pacífico. Deu pra conhecer bem a Rua Florida e sem pressa.


Galerías Pacífico, Livraria Ateneo, Teatro Maipo, Cafe Tortoni, Casa Rosada.



Se você é da espécie de turista-compulsivo-por-compras, tenha cuidado ao caminhar pela Rua Florida. Há muitas lojas com produtos de diversas categorias, porém os preços não são baixos. E, arriscar comprar o que gostar logo de cara, em uma das lojas da rua, é certeza de correr-se o risco de encontrar o mesmo produto mais barato em outro local. Portanto, pesquise bastante antes de comprar de primeira vez na Rua Florida (a não ser que você não precise ou não queira se preocupar com o valor das compras; acontece, né).

Fique atento aos vendedores de pacotes de passeios turísticos no local, já que não tem como saber quais são furada e quais não são (o mesmo vale para compra de pesos argentinos). Há sinais de que o negócio não é boa coisa como a insistência no pagamento do pacote, preços muito baixos ou muita gente próxima de você pra fechar o mesmo pacote. Aquelas dicas básicas de turista, não é? ;)

Como em toda cidade grande, é importante tomar cuidado com a segurança. Evite ficar muito exposto com aparelhos eletrônicos e afins.


Eu gostei da Rua Florida pela diversidade dos produtos. Encontrar tantas lojas de produtos de qualidade pela marca que já conhecemos, em um só lugar, é realmente uma praticidade em meio à correria dos passeios turísticos, mas não me encantaram pelo preço dos itens. Como disse anteriormente, não sou apegada a compras em viagens, então as lojas não me encheram tanto os olhos.
Gostei da opção de compra de alguns itens bem baratinhos, como doces e lembrancinhas de turista, fora o movimento de pessoas, que gosto muito em locais em que viajo. Recomendo não só pra conhecer por si só mas, também, para checar se vale a pena comprar lá ou não. Acho que é uma coisa que cada um deve experienciar.








E você? Já foi à Casa Rosada? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!