BUENOS AIRES (ARGENTINA): Cemitério da Recoleta

O cemitério da Recoleta está localizado no bairro da da Recoleta, na cidade de Buenos Aires e é onde está localizado o mausoléu de Evita Perón, ex-primeira dama e importante figura política e social do país, além de outros como Nicolás Avellaneda, ex-presidente da Argentina,  Luís Frederico Leloir, bioquímico ganhador do Prêmio Nobel de Química, dentre outros.


É um dos cemitérios mais visitados do mundo e um dos mais visitados pontos turísticos de Buenos Aires também. Outro fato que destaca o local são os inúmeros túmulos e lápides que retratam certa ostentação da boa época econômica do país.
Junín 1760, 1113, Recoleta, Buenos Aires.
É possível ir a pé do centro de Buenos Aires ao cemitério, porém é uma distância considerável (em média 30min). O ideal é pegar metrô e descer na estação Las Heras e, a partir daí, caminhar até o cemitério por alguns minutinhos. Também é possível chegar de ônibus, que podem ser: 61 A, 101 A, 101 B, 102 C, 93 A, 93 B.


O passeio pode parecer meio mórbido e assombroso, mas é interessante. Então, se você topar ir ao Cemitério da Recoleta, saiba que não há muito o que fazer além de ver túmulos e lápides. Sim, é interessante pela parte histórica do passeio, mas de fato não há muito o que fazer a não ser caminhar pelas vielas do local, ler algumas lápides e tirar umas fotos dos túmulos mais chamativos, além de visitar o túmulo de Evita Perón, um pouco difícil de achar, mas o mais visitado por lá, com certeza.









Acredito que aproximadamente em 1h é possível conhecer bem o local.

Feira Artesanal Plaza Francia, Plaza Francia, Museo Nacional de Bellas Artes.









Se você não gosta da ideia de tirar um dia de passeio para conhecer um cemitério, recomendo que não faça esse tour. De fato, é preciso um pouco de desprendimento para conhecer o local, porque o ambiente não é nada atrativo, mas nada assombroso ou medonho.

Evite "modelar" nas fotos. Lembre-se sempre que o local é, sim, um ponto turístico, mas não deixa de ser um cemitério, um local de sepultamento de pessoas muito amadas por suas famílias e amigos.

Se você aprecia bons cenários para fotografias, sugiro fazer a visita pela manhã. As árvores no cemitério ficam lindas com a luz do sol incindindo nelas.

Não sei se o passeio cabe ou não para crianças, mas acho que é sempre bom conversar com os pequenos antes de levá-los a um local assim. Explicar o que, como e o que tem no local, eu acho válido.

Antes de entrar no cemitério, você pode curtir um pouco a Feira Artesanal Plaza Francia, que fica ao lado da entrada e tem vários artigos típicos da cultura argentina. Outra dica é tirar algumas fotos na cabine telefônica que fica na Plaza Francia, localizada em frente do cemitério, pra dar uma de turista londrino.

Em frente ao cemitério tem o Shopping Center Buenos Aires Design, onde fica o Hard Rock Cafe, restaurante temático do rock 'n roll e que dá pra tirar boas fotos também, fora a comida, muito boa. Ao lado do cemitério tem o Centro Cultural Recoleta, interessante local para conhecer e aprender um puco mais da cultura argentina também.








Sim, eu gostei de conhecer o Cemitério da Recoleta e mais pela história presente lá do que pelo local em si. Não sou religiosa e nem supersticiosa, mas não acho que visitar um cemitério é um excelente passeio turístico, mas também não sou contra fazer o passeio. Penso que conhecimento é sempre válido, mesmo que seja para tirarmos nossas próprias conclusões depois a partir da experiência que vivermos.
Não vi muito alvoroço de turistas nos túmulos dos famosos, mas fato é que o mais visitado é o de Evita Perón. Conheci um pouco mais da história dela e realmente é triste pensar em tudo que aconteceu na vida dela.
Acho que esse passeio é aquele do tipo: vá e conclua você mesmo se gostou ou não.

Centro Cultural Recoleta

Feira Artesanal Plaza Francia
Amigas de viagem.. <3
Depois do passeio, almoço no Hard Rock Cafe
Plaza Francia



E você? Já foi ao Cemitério da Recoleta? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!