COLONIA (URUGUAI): Colonia Del Sacramento


Que tal fazer um bate e volta no Uruguai, saindo de Buenos Aires. Isso é bem possível, um tanto que barato e bem interessante para quem gosta de agregar passeios ao roteiro previsto de viagem.
Nesse post você vai conhecer dicas e orientações de como visitar a cidade histórica de Colonia Del Sacramento saindo de Buenos Aires.


Colonia Del Sacramento é uma cidade do Uruguai e, também, capital do departamento de Colônia (por isso vemos em muitos lugares apenas o nome de "Colônia" para designar o local). Foi fundada em 1680 por Manuel Lobo após as ordens da coroa portuguesa de estabelecer territórios em regiões próximas da Argentina. A cidade já foi palco de diversos acontecimentos históricos, como tráfico de escravos, batalhas por territórios e disputas pela região. Atualmente é um dos destinos turísticos mais procurados por quem visita tanto o Uruguai quanto a Argentina, já que os países são vizinhos territoriais e transitar de um para o outro é relativamente bem fácil.
Vou indicar a opção que adotei para ir a Colônia Del Sacramento saindo de Buenos Aires, porque acredito que foi bem simples e um tanto que barato. Comprei a passagem de barco da Buquebus na própria agência deles, que fica no Puerto Madero (Buenos Aires) e ida e volta custou aproximadamente R$350,00, que pagamos em pesos argentinos, com saída próxima ao Puerto Madero também.
Achei o serviço deles vantajoso e prático. O barco era confortável, bem amplo e com dois andares, além de lanchonete e até free shop! Optamos pela saída pela manhã e retorno à noite e acredito que foi o suficiente, porque não achei que havia muito o que se fazer em passeios turísticos na cidade, não.
O dia foi assim: chegamos cedo no Puerto Madero, na agência da Buquebus de onde saía o barco para o Uruguai. Passamos pela imigração, com direito a passaporte (lol), claro, e escolhemos um dos assentos, bem na janela, para irmos contemplando a vista do Rio del Plata. Como a embarcação não estava cheia, pudemos escolher onde sentar, além de podermos passear pelo barco, em seus dois andares com lanchonete, freeshop, cafés.
Chegando no Uruguai, passamos novamente pela imigração e, logo na saída do porto, fechamos o pacote turístico hop-on hop-off da própria Buquebus, que custou aproximadamente R$100,00 por pessoa, com direito a passeio em ônibus turístico, guia e paradas em locais como a própria cidade de Colônia Del Sacramento e seus arredores, litoral do Rio del Plata e algumas edificações históricas próximas da cidade.
Após conhecermos esses locais, descemos no porto para retorno à Buenos Aires.

Conhecer o centro histórico em meio às ruas de pedras centenárias, casas antigas, museu, praça e farol da cidade, além de lojas antigas, que vendem itens tanto históricos quanto atuais. Também é possível conhecer o litoral do Rio Del Plata, já que, como a cidade é uma espécie de porto, fica bem em frente do rio.

Recomendo conhecer Colonia Del Sacramento com no mínimo 1 dia reservado exclusivamente para esse passeio, mesmo que não haja muito o que fazer na cidade nos arredores do porto, local mais conhecido pelos turistas (as ruas floridas, casas antigas, praça e igreja históricos).

Procure saber previamente se você vai à Colonia Del Sacramento de barco ou carro (pela balsa), pois os valores são diferentes para cada um dos casos. No site da Buquebus  é possível comprar os tickets antecipadamente e já escolher essa opção, no ato da compra.

Verifique a previsão do tempo antes de sua viagem. Fui no mês de agosto e estava bem frio, além de não ser a época das flores que embelezam ainda mais a cidade. Mas o passeio valeu muito a pena.

Não há muitos restaurantes na cidade, então sugiro que você tente fazer uma refeição no centro histórico, pois no único shopping da cidade não há muitas opções e ele fica muito longe da área histórica da cidade.

Realmente não há a necessidade de se contratar um pacote turístico para conhecer a cidade, mas achei vantajoso contratá-lo pois, como o shopping e o litoral do rio ficam muito distantes do centro histórico, o ônibus turístico facilitou bastante. Desta forma, é possível conhecer o centro histórico, sim, saindo do porto à pé.

Não há muitas opções de compra de souvenirs e alguns alimentos típicos do Uruguai (como o famoso doce de leite) no único shopping de Colonia Del Sacramento, mas ainda assim dá pra trazer algumas coisas do tipo.

Não deixe de experimentar o sorvete de doce de leite da Freddo, uma sorveteria bem típica de Buenos Aires e que tem no Uruguai também.

Gostei do passeio, sim, mas confesso que esperava mais. Uma das lições que levei dessa experiência foi que é muito importante fazermos um planejamento de como podemos fazer os passeios turísticos que pretendemos no destino de viagem. Dei mole e digo isso porque, se eu tivesse pesquisado sobre como conhecer a cidade, talvez não teria contratado o pacote do ônibus hop-on hop-off. De qualquer maneira, acabou sendo bom, porque não teríamos conhecido o litoral do Rio Del Plata e nem trazido os doces de leite e alfajores que compramos no shopping center.

A cidade é muito bonitinha e dá pra se deliciar com história e beleza rústica ao caminhar pelas ruas que, pasmem, tem Wifi gratuito! Embora não haja tanta coisa pra se fazer além de passear pelos arredores da cidade histórica conhecendo as casas antigas, museu, igreja e farol, a cidade é interessante para se conhecer, sim.


Deixando Buenos Aires..
Fila para embarque no porto de Buenos Aires

Não estava muito cheio, não é?


Mas era chiquezin..


(Primeira) Selfie no Uruguai!
Entrando em Colônia Del Sacramento


Centro de Colonia del Sacramento





Rua mais famosa da cidade..





Entrada gratuita, mas é uma casa, é bem pequeno, inclusive o acervo.


Brasil!



A caminho do litoral do Rio Del Plata





Trouxe vários souvenirs dessa feira de artesanato, que fica bem em frente ao Rio Del Plata. Preço bom e pessoas bem receptivas ao vender pra gente.

Único shopping da cidade, onde comprei os doces de leite e alfajores, no supermercado dentro dele.

De volta ao centro da cidade..










Esses são os pontos em que o ônibus da Buquebus param; os turistas descem e sobem quantas vezes quiserem.

Voltando ao porto para retorno a Buenos Aires

Antes de passar na imigração

Saguão de espera após a passagem pela imigração.

E você? Já foi à Colônia Del Sacramento? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!