O que fazer em Sacsayhuaman, no Peru


Sacsayhuaman é um dos muitos sítios arqueológicos em Cusco, no Peru, com muita história e cultura do país pra gente conhecer. Neste post você vai conhecer dicas de como visitar o lugar.



Construída para propósitos militares, Sacsayhuaman é uma fortaleza que protegia o povo inca das tribos invasoras. Foi iniciada por Pachacuti e durou até o período de Huayana Capac. Um dos fatos que chama atenção da fortaleza é o quase inexplicável encaixe praticamente perfeito das gigantescas pedras que formam a edificação, que está dividida em diferentes setores, como Rodadero, Chincana, Base de Torrões, etc.

O mais indicado para chegar em Sacsayhuaman é contratar o passeio em uma das muitas agências de turismo de Cusco. Eu fiz com a Qori Inka Travel, que fica no centro de Cusco (em uma galeria quase em frente à Municipalidad del Cusco). A agência possui excelente atendimento e o funcionário foi bastante paciente em nos esclarecer as dúvidas que tínhamos, minha amiga e eu, sobre os passeios turísticos que gostaríamos de fazer.
Como em todo local de ruínas históricas no Peru, uma das coisas mais legais pra se fazer em Sacsayhuaman é conhecer a estrutura e arquitetura do lugar. Sendo assim, aproveite o tempo pra não só tirar fotos e vídeos, como também conhecer os detalhes das ruínas. 
A entrada na fortaleza é permitida, então aproveite para conhecer a estrutura do lugar, como os cômodos, as paredes compostas pelas enormes pedras encaixadas quase perfeitamente e a vista que se tem de lá de cima, que realmente é muito bonita, talvez o mais divertido a se fazer nesse passeio.
No local também há vários vendedores de artesanato e itens da cultura peruana, além de a possibilidade de tirarmos fotos com bichinhos fofos.
Como estávamos em grupo de turismo, o tempo para visita foi estipulado pela agência, mas percebi que levamos aproximadamente 1h no local, desde nossa chegada.

Se você vai visitar Sacsayhuaman no mês de setembro, vá agasalhado, pois a chance de você encontrar tempo frio e um vento cortante é considerável.

Sacsayhuaman fica próximo à Q'enqo, então dá pra conhecer os dois pontos turísticos no mesmo dia.

Aproveite para apreciar a vista que se tem de um dos pontos de observação do lugar, pois além de podermos ver parte da cidade de Cusco, o cenário natural é realmente lindo!
Gostei de conhecer Sacsayhuman, sim e posso dizer que foi um dos sítios arqueológicos mais bonitos que visitei no Peru, assim como em Q'enqo. A vista de lá é linda: tem montanhas, tem cidade, tem um céu belíssimo e um ar puro que faz a gente relaxar um pouco em meio à correria de roteiros de passeios turísticos, além de uma vista privilegiada de Cusco.
Como todo ponto turístico histórico e antigo de Cusco, Q'enqo é um local de apreciação da natureza e da história peruana, então vale a pena perceber o entorno ao invés de somente comprar souvenirs ou tirar fotos, que tem lá também, como em todos os pontos turísticos de sítios arqueológicos no Peru. Vale muito a pena conhecer o local e apreciar não só a vista, como também conhecer a cultura e história peruanas.
>
E você? Já foi a Sacsayhuaman? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)