Q'enqo, um dos sítios arqueológicos mais visitados no Peru


Um dos centros arqueológicos localizado no Vale Sagrado dos Incas, Q'enqo foi um centro dedicado ao rito e possui um anfiteatro, com construção circular.





Categorizado como um anfiteatro, Q'enqo é um sítio arquológico que possui uma construção semicircular, rodeado por montanhas e pela própria cidade de Cusco. Os conquistadores espanhóis deram esse nome que significa "labirinto" no idioma quíchua, já que de fato há formas de labirinto no local, além de canais lavrados nas rochas, em forma de ziquezague.

O mais indicado para chegar em Q'enqo é contratar o passeio em uma das muitas agências de turismo de Cusco. Eu fiz com a Qori Inka Travel, que fica no centro de Cusco (em uma galeria quase em frente à Municipalidad del Cusco). A agência possui excelente atendimento e o funcionário foi bastante paciente em nos esclarecer as dúvidas que tínhamos, minha amiga e eu, sobre os passeios turísticos que gostaríamos de fazer.
Como em todo local de ruínas históricas no Peru, uma das coisas mais legais pra se fazer em Q'enqo é conhecer a estrutura e arquitetura do lugar. Sendo assim, aproveite o tempo pra não só tirar fotos e vídeos, como também conhecer os detalhes das ruínas. 
Há uma galeria um tanto que subterrânea em uma parte do sítio arqueológico e que possui uma pedra anteriormente utilizada pelos incas para realizar as cerimônias religiosas do povo. Também, por se tratar de uma pedra localizada próxima à uma corrente de água gelada, servia de preservação de alimentos, possivelmente oferecidos nos rituais realizados.
No local também há vários vendedores de artesanato e itens da cultura peruana, além de a possibilidade de tirarmos fotos com bichinhos fofos.
Como estávamos em grupo de turismo, o tempo para visita foi estipulado pela agência, mas percebi que levamos aproximadamente 1h no local, desde nossa chegada.

Se você vai visitar Q'enqo no mês de setembro, vá agasalhado, pois a chance de você encontrar tempo frio e um vento cortante é considerável.

Q'enqo fica próximo à Tambomach'ay, então dá pra conhecer os dois pontos turísticos no mesmo dia.

Aproveite para apreciar a vista que se tem de um dos pontos de observação do lugar, pois além de podermos ver parte da cidade de Cusco, o cenário natural é realmente lindo!
Gostei de conhecer Q'enqo, sim e posso dizer que foi um dos sítios arqueológicos mais bonitos que visitei no Peru. A vista de lá é linda: tem montanhas, tem cidade, tem um céu belíssimo e um ar puro que faz a gente relaxar um pouco em meio à correria de roteiros de passeios turísticos.
Como todo ponto turístico histórico e antigo de Cusco, Q'enqo é um local de apreciação da natureza e da história peruana, então vale a pena perceber o entorno ao invés de somente comprar souvenirs ou tirar fotos. Essas coisas são bem legais de fazer em ambientes em que nunca tivemos antes, mas como há tanta beleza natural para se ver no Peru, eu acho importante a gente parar um pouco nesse perfil turista e apreciarmos esses detalhes tão bonitos, sabe?


E você? Já foi a Q'enqo? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)