Como é o Zoológico do Rio

O RioZoo, nome oficial do Zoológico do Rio de Janeiro, foi revitalizado e recebe vários visitantes, desde crianças até adultos. Mas, como é o local? Vale a pena ainda visitar o zoológico?


Mais tradicional zoológico do Brasil, o RioZoo passou para gestão da iniciativa privada em 2016 e, desde então, passou por algumas reformas. O zoológico tem uma área de 55 mil metros quadrados e 800 animais, dentre eles leões, cobras, elefantes e jacarés.
O primeiro zoológico da cidade foi fundado pelo Barão de Drumond, no bairro de Vila Isabel, porém não obteve sucesso posteriormente, o que levou o lugar a ter ameças de fechar suas portas. Para resolver esse problema, o barão criou o "jogo do bicho", atividade que depois ficou conhecida em toda a cidade, movimentando apostas pela manhã, com resultados à tarde. A ação não foi suficiente e o zoológico fechou, na década de 40. Posteriormente, em 1945, o zoológico foi aberto na Quinta da Boa Vista e lá está até hoje.

Para chegar ao RioZoo, basta chegar à Quinta da Boa Vista, parque a céu aberto localizado no bairro de São Cristóvão. O zoológico fica dentro da "Quinta" como nós, os cariocas, chamamos o parque (esse é o mesmo lugar em que está localizado o Museu Nacional, que infelizmente pegou fogo em 2018).
Há ônibus, trem e metrô para chegada no local, além de táxi e carro de aplicativo.
Ônibus: 487L, 489L, 484L, 371, 665, 721, 9721D, 460, 461, 462, 463, 600C, 610B
Trens da Supervia: estação São Cristóvão
Metrô Rio: estação São Cristóvão
A atividade mais divertida pra fazermos não só com as crianças, mas entre adultos também é conhecer os animais em exposição. O zoológico tem leões, elefantes, cobras, jacarés, pássaros de diversas espécies, macacos, etc. É um bom passeio.
Para ver o local, tirar algumas fotos e descansar um pouco do seu passeio, de 01h a 02h é o tempo suficiente para sua visita.

Para verificar as áreas de visitação disponíveis, dias e horários de funcionamento, acesse o site oficial do RioZoo, clicando aqui.

É sempre bom ficar atento a seus pertences pessoais, então procure conservar sempre com você equipamentos eletrônicos, bolsas e acessórios enquanto estiver nos arredores do zoológico. A área da Quinta é enorme e o acesso ao parque se dá por vias expressas, o que faz com que a circulação de pessoas seja reduzida, aumentando a possibilidade de trechos desertos. É sempre bom ficar atento, mas

Vá ao zoológico com calçados confortáveis, porque o lugar é grande e há vários espaços para conhecer. Tem muita sombra, porque é bastante arborizado e, mesmo em dias quentes, acaba ficando um pouco mais fresco, mas não abra mão de um boné ou chapéu e garrafa d'agua no verão carioca (que costuma ser bem quente, com temperaturas de 40ºC a 50ºC, acredite).
Fui ao zoológico do Rio quando criança e não me lembrava de como era agradável conhecer os bichinhos. Hoje em dia, percebi que não há tantas atrações no espaço, mas os animais são o que mais há de encantador e divertido para conhecer no zoológico mesmo. A estrutura é boa, tem bastante informação para os visitantes, é bem conservado e seguro; vale a pena conhecer.

Não vi situação de maus-tratos com os animais, mas de fato a ideia de ver os bichinhos fora de seu habitat natural não é de todo confortável, apesar de o intuito ser preservá-los de situações de risco que passaram, por exemplo. De toda forma, parece que eles tratam bem dos animais, o que nos deixa mais tranquilos para fazer o passeio, é claro.

Procure fazer sua visita pela manhã, bem antes do horário do almoço, período em que os animais são alimentados. Depois das refeições, os bichinhos descansam e, muitas das vezes, ficam isolados dentro de grutas ou locais fechados de seus espaços, então não dá pra gente vê-los.

Evite chamar atenção dos animais! Respeite o espaço deles e entenda que, por mais que tenhamos ido para vê-los, eles não são objetos de exposição. São seres vivos que merecem cuidado e respeito.



E você? Já foi ao RioZoo? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)