5 motivos para você conhecer a Itália


Nesse post eu vou falar um pouco sobre minha experiência pela Itália, como foram os passeios em geral, como foi nossa recepção pelos italianos e se eu recomendo esse destino de viagem (há!).

1 - Um enorme museu a céu aberto.

A Itália é um verdadeiro museu a céu aberto e não só pela quantidade de museus que o país tem, mas porque em cada canto nós encontramos alguma coisa que nos remeta a história e a cultura italiana, que acaba sendo a história e à cultura do mundo. Se você é apaixonado por essas coisas, vai se apaixonar pela Itália.

2 - Os italianos são bons anfitriões.

Já tinha ouvido que os italianos não recebiam muito bem os estrangeiros em determinadas situações, inclusive pelo temperamento enérgico deles, natural do povo, mas percebi o contrário. Tive ótimas recepções nos lugares em que visitei, no geral fui muito bem tratada, com gentileza e educação, mas é claro que em uma ou outra situação percebi certa rigidez no tratamento, o que é normal às vezes, óbvio. No geral, a experiência foi muito boa.

3 - Você pode tentar conversar em inglês.

Outra situação que eu pensava que iria acontecer é que os italianos não gostavam de conversar com estrangeiros falando inglês (como os franceses, de acordo com o que percebi quando estive em Paris), mas não notei isso, pelo contrário, alguns até preferiam falar comigo em inglês (aí você já imagina o meu nível de fluência em italiano). Como em algumas ocasiões os detalhes eram muito importantes de serem esclarecidos e nem sempre o português se fazia claro com eles, eu recorria muito ao inglês e a maioria dos italianos não fez cara feia ao dialogar comigo. Achei legal isso.

4 - Água de graça nas fontes espalhadas por Roma.

Se tem uma coisa que eu me surpreendi negativamente foi o gosto da água em Roma. Sim, há água gratuita nas fontes espalhadas pela cidade, mas o gosto é extremamente diferente da água que costumamos beber no Brasil; é muito mais salgada e amarga, não vale a gratuidade, vale comprar no mercado uma garrafinha de água mineral. A questão é testar as marcas, foi o que fizemos até acertar o gosto. Vale experimentar, mas não recomendo passar a viagem toda bebendo da água das fontes.

5 - Pontos turísticos de fácil acesso à pé.


Roma é ótima para se conhecer locais históricos e a melhor maneira de fazer isso é caminhando pelas ruas da cidade, lindas por sinal. A maioria dos pontos turísticos clássicos de Roma ficam relativamente próximos uns dos outros e, caso não fiquem tão próximos assim, vale um pouco de esforço e ir conhecendo a cidade caminhando pelas ruas. Dependendo do clima e das condições de cada um, vale muito a pena ir a pé à Fontava di Trevi e ao Pantheon, por exemplo. O trajeto é encantador e nos motiva ainda mais a continuar a conhecer a cidade.

E você? Já foi à Roma? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas de viagem? Quer falar de sua experiência de aventura em viagem? Sugestões para o blog? Deixe um comentário aqui! :)