BONDI JUNCTION (AUSTRÁLIA): Bondi Beach


Bondi Beach é provavelmente a praia mais conhecida da Austrália. O nome "Bondi" é de origem aborígene e significa "água que surge sobre as rochas" ou "som da água que surge nas rochas". Bondi Beach, na verdade, pertence ao bairro Bondi Junction e tem importante papel no desenvolvimento urbano de New South Wales, o estado australiano em que o bairro está localizado (a Austrália possui 6 estados: New South Wales, Queensland, South Australia, Tasmania, Victoria e Western Australia). Entre 1855 e 1877 Francis O'Brien, genro de Edward Smith Hall, adquiriu a participação de seu sogro no território de frente da praia de Bondi Beach, que foi empossado aos dois em 1851. Com isso, a área da orla passou a ser chamada "O'Brien Estate" e a ser aberta ao público como espaço para lazer porém, com a popularidade do local e o crescimento do número de frequentadores, O'Brien ameaçou bloquear a entrada do público, o que não aconteceu pois, em 1882, Bondi Beach tornou-se praia pública pelo Conselho Municipal, através da intervenção do governo.

Um dos meus objetivos na Austrália era conhecer Bondi Beach. É o tipo de sonho de turista mesmo e ter visto tantas fotos e comentários da praia, só me deu mais vontade ainda de ir ao local, inclusive como boa carioca apaixonada por praia que sou. Fomos à Bondi Junction pela manhã e descobrimos que é muito fácil chegar ao local de trem. Há uma estação com mesmo nome do bairro, o que facilita ainda mais a chegada na praia, porém é necessário pegarmos um ônibus em frente à estação mesmo, pra chegarmos à orla (quando você começar a se deslumbrar pela paisagem praiana do lugar, "dê o sinal" e desça no próximo ponto. Pronto! Você está em Bondi Beach!). Não demorou muito e já começamos a ver a paisagem deslumbrantemente linda do mar de Bondi Beach. Ao chegarmos na orla, passamos por um amplo gramado, com pessoas praticando esportes, fazendo picnic, caminhando ou mesmo apreciando o cenário lindo da praia. Era um dia de sol, porém bem frio, como você pode perceber nas fotos a seguir, porém nada que nos atrapalhasse em curtirmos o passeio.


Além da orla em si, é possível entrarmos na área piscina pública da praia, que fica literalmente à beira-mar, inclusive com ondas do mar entrando na própria piscina, o que deixa a atração mais bonita ainda, acredite. Dali, você pode caminhar à beira-mar, passando por um caminho de rochas e pequenas falésias até Cooge Beach, outra praia linda também. Ou seja, há várias atividades e locais para se conhecer ao chegar em Bondi Beach e é um passeio para toda família mesmo. Vale muito a pena!



Central Station - Sydney

Central Station - Sydney

Bondi Beach: beleza da obra de Deus!

Orla de Bondi Beach

Selfie-turista 

Bondi Beach

Pezinhos nas águas de Bondi Beach também

Momento turista



A piscina pública, literalmente na beira do mar


Bondi Icebergs Pool



À caminho de Tamarama Beach e Bronte Beach





Tamarama Beach


Gosto muito dessa foto.. Que onda linda!

A escada que dá para Mackenzie Bay

A rua próxima do ponto de ônibus, que dá na cidade

Cidade de Bondi Junction



Estação de trem de Bondi Junction

E você? Já foi à Bondi Beach? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!