ESTADOS UNIDOS: aplicando o visto

by - outubro 30, 2014



Aplicar o visto para os Estados Unidos pode parecer um procedimento difícil e complicado, mas não é bem assim. Há algumas dicas e informações importantes para quem gostaria de adquirir o visto e neste post você vai encontrar algumas delas. Além da minha experiência nesse procedimento realizado com uma empresa despachante através da CESE Intercâmbio Cristão, incluí aqui algumas orientações baseadas do site Melhores Destinos, que eu gostei bastante na apresentação desse tema. E todas as informações que você precisa saber a respeito do procedimento burocrático de aplicação de visto para os EUA estão aqui, na nova página de informações do consulado norte-americano.



Leve seus documentos essenciais
.
Como há chances de eles pedirem alguns documentos que comprovem o que você está afirmando no momento da entrevista, é fundamental levar alguns documentos essenciais, caso sejam necessários. No meu caso, já que fui com o objetivo principal de participar da Hillsong Conference, pedi ao pastor de minha Igreja para emitir uma declaração de que sou membro de lá, que eu exercia determinada função, pretendia ir para a conferência a fim de aprender mais sobre a atividade que exercia aqui, além de ele incluir o tempo previsto da minha viagem. Exemplos de outros documentos que você pode apresentar: original do documento de compra de imóveis, declaração de imposto de renda, extrato bancário dos últimos 3 meses, comprovante de matrícula em escola/faculdade, declaração de emprego, 3 últimos contra-cheques do trabalho, ou seja, tudo que você possa provar que tem vínculo com o Brasil (a famosa história de que eles não querem que o solicitante fique lá de vez). Levei outros mais, como o comprovante de pagamento do ticket da Hillsong Conference, título de eleitor, carteira de trabalho.


Não oculte a verdade.
Uma questão importante é não mentir nas respostas. Além de falar com clareza, faça o possível para que o funcionário do consulado não tenha dúvidas durante a sua entrevista. Quanto mais ocultar a verdade, maiores as chances de você se comprometer nas respostas e, por consequência, se confundir entre as corretas e as suas comprovações em documentos.



Chegue cedo para a entrevista.
Infelizmente, imprevistos acontecem, como engarrafamento, por exemplo, que dificulta bastante a chegada em qualquer lugar nos grandes centros da cidade. Me programei para sair cedo e cheguei com aproximadamente 1h de antecedência à minha entrevista.


Leve alguém de confiança com você.
Já que não podemos entrar com mochilas, aparelhos de celular, tablet e afins para a entrevista, é aconselhável ou você ir com alguém que possa segurar suas coisas enquanto você está dentro do consulado, ou levar somente o básico, como os documentos que você irá apresentar.


Seja equilibrado nas suas roupas e acessórios.
Talvez pareça irrelevante o que vou dizer, mas vou fazer assim mesmo: não vá produzido como se estivesse indo para a cerimônia do Oscar ou no naipe "vou ali comprar pão e já volto". Lembre-se que é uma entrevista, onde a primeira impressão pode ser a que irá ficar. Vá com roupas simples, mas que demonstrem que você se preocupou em mostrar sensatez e equilíbrio na sua escolha de vestuário e acessórios.


Fique atento à sua postura. O local é uma área do governo norte-americano dentro de nosso país, ou seja, é necessário manter a ordem. Evite conversas em tom de voz muito alto, gesticular demais e até mesmo conversar demais com quem estiver perto (e muito menos longe) de você. Boa postura é importante, mesmo que você pense que, agindo assim, seja uma defesa para seu nervosismo.


E, após a conversa que leva em média 2 minutos (ou menos), espero que tudo dê certo e você ouça a frase linda: "Parabéns, seu visto foi concedido!" :)
Graças a Deus comigo deu tudo certo: entrevista rápida e objetiva e entrega do passaporte com o visto anexado dentro do documento em 4 dias no máximo. É claro que existem mais informações importantes para a aplicação do visto para os EUA, por isso acho importante você clicar aqui e consultar a página que mencionei anteriormente, que é a página mais recente do governo norte-americano a respeito da aplicação do visto. E, caso eu possa ajudar em outras informações, poste aqui sua dúvida! Vou gostar muito de poder ajudar!

E você? Já aplicou o visto para os Estados Unidos? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!

Já viu esses posts?

0 comentários