NOVA YORK (EUA): Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro



O Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro (National September 11 Memorial & Museum) é um memorial construído no local das duas torres gêmeas do World Trade Center, destruídas com os atentados terroristas do 11 de setembro, em Nova York. O local conta ainda com a Freedom Tower, uma torre erguida ao lado do memorial. O museu começou a ser construído em agosto de 2006 e foi inaugurado em 15 de maio de 2014, exibindo 10.300 peças, incluindo doações particulares, documentos e objetos retirados do local dos atentados. No museu há fragmentos dos aviões, parte de carros de bombeiros destruídos, colunas de açõ retorcidas, etc.



Ao chegar no Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro, tive uma sensação que acho que nunca vou esquecer. Ficamos no monumento que construíram ao redor das torres, na parte externa do memorial e onde colocaram o nome das vítimas do atentado terrorista. Ver o nome daquelas pessoas, designados por batalhões de polícia, bombeiros, equipe de médicos e etc, pensar naquele dia, no que aconteceu naquele lugar, exatamente onde nós estávamos, foi emocionante. É um lugar que faz a gente pensar sobre muitas coisas.


Me emocionei, chorei e pensei  nas famílias dos que se foram naquele dia. Eu lembro quando recebi a notícia dos atentados de 11 de setembro. Estava na escola, no meu segundo ano do ensino médio e não entendia o que aquilo significava. Mas posso dizer que, estando pessoalmente lá, depois de tudo o que houve naquele local, eu consegui entender aquele cenário mesmo que parcialmente (até porque só quem está envolvido com as pessoas que morreram ou sobreviveram ao atentado terrorista sabe o que isso significa) e também sentir o que não tem sentido para tantas pessoas, mas que é significativo para outras.
No local tem um museu com peças do que restou do local: objetos pessoais que foram encontrados na área além de outras informações relacionadas ao que ocorreu. Optamos por não ir ao museu, porque o que sentimos ali fora já tinha sido o suficiente para compreendermos o que aquilo tudo significava. Indico o passeio não só para conhecer mais um ponto turístico da cidade, como para reflexão sobre a vida mesmo.



Estrutura em construção ao lado da Freedom Tower, que foi construída no complexo do World Trade Center
Construção próxima à Freedom Tower
Freedom Tower

Monumento do World Trade Center

Área do Museu e Memorial do 11 de Setembro


E você? Já foi ao Memorial do World Trade Center? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!