5 coisas que todo viajante tecnológico precisa checar antes de embarcar

Foto: i.huffpost

Você se considera um viajante tecnológico? Vamos lá, faça um pequeno esforço para enxergar a si próprio e descobrir se a resposta é sim ou não. Perguntas como "será que você consegue ficar um dia durante sua viagem sem postar nada em nenhuma de suas redes sociais?" ou "Você aguenta deixar seu celular na sua bolsa enquanto passeia pela cidade a qual está visitando?" podem te ajudar a conseguir suas respostas a esse questionamento.
E por que saber disso é tão importante assim em uma viagem? Para saber reagir frente a um pequeno imprevisto, por exemplo. Hoje o post é sobre coisas quase que fundamentais para um viajante tecnológico. Espero que essas dicas sejam úteis a você, como já foram para mim em viagens que já fiz.

1 - Verifique seu cartão de memória
Foto: extralast

Caso você queira tirar fotos em seu próprio celular, sugiro que você escolha um cartão de memória de no mínimo 16GB de capacidade (dependendo do tempo de viagem, claro), para ter uma capacidade considerável de dados para seus registros fotográficos. Caso leve seu notebook, sugiro uma verificação prévia de seu HD. Uma limpeza de disco cai bem nessas horas.

2 - Faça uma conferência de seus logins em redes sociais
Foto: nescwaterblogged

Parece irrelevante, mas não é. Hoje em dia, redes sociais são boas ferramentas para, no mínimo, avisar a alguém que você chegou bem no seu destino de viagem. Desta forma, faça uma conferência de seus logins e senhas nas redes sociais em que você possui. Acho que Facebook, Twitter, Skype, WhatsApp são os principais no quesito "consigo me comunicar facilmente com pelo menos uma pessoa).

3 - Verifique se está levando carregador de celular/tablet
Foto: aliexpress

Outra questão que parece irrelevante, mas que é muito importante para quem não quer deixar de tirar fotos com o celular ou se comunicar com família e amigos. Hoje em dia a praticidade do cabo USB é uma boa opção, já que é possível carregar celulares e tablets com o cabo, além do próprio carregador.

4 - Ative o backup automático de fotos no seu celular/tablet
Foto: i.huffpost

Depois que descobri essa ferramenta dos sistemas operacionais dos aparelhos celulares e tablets, fico mais tranquila quanto às fotos que tiro nas minhas viagens. É uma ótima opção de backup de fotos, porque elas são salvas automaticamente na chamada "nuvem" do seu perfil, no sistema operacional do aparelho (há opção de desativar esse backup automático). No caso dos celulares e tablets Android, as fotos são salvas automaticamente no perfil do Google+ e prefiro não comentar a respeito do caso dos aparelhos iOS, já que ainda não sei mexer direito ainda no meu iPod (aceito sugestões de tutoriais a respeito).

5 - Faça uma pesquisa dos modelos de tomada utilizados no destino de viagem
Foto: makeit-loveit

Isso é uma coisa que pode passar despercebida, mas que é de extrema importância para quem não quer ficar com seu aparelho de celular/tablet desligado. Não existe um padrão de formatos de tomada no exterior, o que acontece é que cada país segue um que acha melhor, mais conveniente e, às vezes, não pra turistas, e sim para nativos, rs. Assim, sugiro que você faça uma busca básica pela internet, para checar qual é o formato de entrada de tomadas no seu país de destino. A boa notícia é que, além da maioria dos carregadores serem bivolt hoje em dia, nós conseguimos encontrar adaptadores de tomadas com certa facilidade no exterior. Eu trouxe um dos Estados Unidos, bastante útil, inclusive no Brasil, já que a moda das tomadas de "três buracos" está em alta no país, mas os modelos antigos ainda existem nas construções brasileiras. Neste caso, esse tipo de adaptador cai muito bem. Não foi muito barato, mas nada absurdo de caro. Custou por volta de $30 e eu recomendo mesmo!

E, para encerrar o post, gostaria de deixar com vocês uma reportagem do programa "Mundo S/A", da Globo News, onde é apresentada e discutida a questão da necessidade atual de se carregar celulares e tablets fora de casa. Estava despretensiosamente mudando de canal na TV, quando me deparei com esse tema no programa, e logo pensei em trazê-lo aqui para o blog.
A jornalista Sandra Coutinho, que eu particularmente gosto muito, apresenta algumas estratégias e propostas de soluções tecnológicas para que as pessoas não deixem de usar um carregador de celular/tablet nas ruas. Vale a pena assistir o vídeo! A gente descobre várias ideias interessantes a respeito, que já estão rodando no exterior e também no Brasil.

http://globotv.globo.com/globo-news/mundo-sa/t/mundo-sa/v/mundo-sa-conheca-as-novas-cabines-de-telefone-com-recarga-de-celular-e-wifi/4022803/

E você? O que costuma fazer com recursos de tecnologia antes de viajar? Conte aqui pra gente nos comentários!

Até o próximo post!