Dólar turismo e dólar comercial: qual é a diferença entre eles?


Uma das coisas que pode nos prejudicar em um planejamento de viagem é a falta de informação. Quando fazemos planos, é fundamental conhecermos os itens e situações que iremos vivenciar em uma viagem e, sem dúvida, uma dessas questões é o dinheiro, vulgo "cotação". A cotação é uma das principais ferramentas que as agências de turismo, hotéis e demais setores do quesito "viagem" utilizam para se estabelecerem no mercado. Em outras palavras, com a cotação, o mercado do turismo se estabelece, ora em alta, ora em baixa.

Mas, você sabia que o dólar, principal moeda de transação turística, possui "tipos"? Sim, não existe apenas um tipo de dólar, mas dois, no mínimo.
De acordo com o site UOL Economia,


o dólar comercial é utilizado pelas grandes empresas para a realização de importação e exportação de mercadorias. As movimentações financeiras do governo no exterior e os empréstimos de brasileiros residentes fora do País, quando registrados no BC, também utilizam esta cotação como referência."

Ainda de acordo com o mesmo site, o dólar turismo


é aquele que compramos quando precisamos efetuar alguma viagem ao exterior. Ele é usado para aquisição de passagens aéreas, para gastos em estabelecimentos internacionais e também para a conversão de débitos efetuados em moeda estrangeira no cartão de crédito.


Feitas as devidas definições, você deve estar pensando agora: Por que é que o dólar turismo acaba sendo mais caro que o dólar comercial?

O site MSN Dinheiro nos diz que "A explicação para o dólar turismo ser mais caro que os outros "tipos" é simples: para se comprar e vender o dólar turismo é preciso ter o dinheiro em mãos, ou seja, ele é feito com notas, o que acarreta em maiores custos para as casas de câmbio, como transporte, manutenção e seguro para caso de roubo, o que eleva o preço da moeda para compensar esses gastos. Por outro lado, as transações do dólar comercial são apenas em contratos, de forma eletrônica."

Em outras palavras, o dólar turismo é mais caro pois as transações em que ele está envolvido são realizadas "em notas de dinheiro", o que não ocorre com o dólar comercial, já que as transações envolvidas nesse tipo de dólar são realizadas de forma eletrônica, por empresas. E, assim, se você está planejando viajar para o exterior, fique ligado nas cotações do dólar turismo, ok?



E então? Gostaria de acrescentar alguma informação a respeito de dólar turismo? Deixe um comentário aqui pra gente!


Até o próximo post!