RIO DE JANEIRO: Museu do Amanhã


O Museu do Amanhã é um novo local de exposição de arte e cultura da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado em 19/12/2015, o museu tem uma arquitetura realmente bonita e que chama atenção já de longe do local, assinada pelo arquiteto espanhol Santiago Caltrava e inspirada nas bromélias do Jardim Botânico (e que eu já visitei, contando neste post daqui do blog como foi). O museu possui exposições, sala de cinema, auditório, restaurante, espaço de interação com o público, obras tecnológicas e visuais, além da possibilidade de o público admirar parte não só do centro da cidade do Rio de Janeiro como o litoral da cidade, com vista para a Baía de Guanabara.

Pois bem, depois da minha primeira visita ao Museu de Arte do Rio (MAR), fui eu conhecer o (já) famoso Museu do Amanhã, que fica bem ali pertinho do próprio MAR, na nova Praça Mauá, centro da cidade. Para você ter uma ideia do cenário carioca atual, o que acontece é que a região portuária da cidade, anteriormente bastante degradada e abandonada, hoje em dia está se transformando em um verdadeiro complexo cultural e turístico através da execução de projetos de arquitetura e urbanismo. Há divergências de opiniões quanto a essas obras, mas é fato que a área da Praça Mauá, anteriormente nada atrativa para os turistas, hoje é um dos locais mais visitados por eles e por quem mora no Rio também.



Comigo não foi diferente, então aproveitei o dia da entrada gratuita no Museu do Amanhã, que é toda terça-feira, e lá fui conhecer mais um museu, vencendo mais um desafio pessoal (se você leu o meu post sobre minha visita ao Museu de Arte do Rio, você vai entender o motivo pelo qual eu estou dizendo isto).



Nem estava cheio, não é?

Exposição Terra

Exposição Antropoceno


Exposição Amanhãs


Exposição Nós

Loja de souvenirs e demais itens do museu

E a fila continuava lá fora..

Exposição da queda do Viaduto da Perimetral, que foi realizada para que a nova Praça Mauá pudesse ser erguida.


Resquícios do porto carioca, que mantiveram mesmo com a construção da área externa do museu

Mamma e eu, no museu. ;)

Exposição artística na nova Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio


E você? Já visitou o Museu do Amanhã? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!