CURITIBA (PARANÁ): Bosque Alemão


Sim, querido leitor! Hoje vamos falar da região Sul do país, especificamente o estado do Paraná, capital Curitiba, e suas dezenas de opções de passeio turístico. Há anos conheço a capital paranaense e sempre que possível, conheço um lugar novo pela cidade. Da última vez que fui, visitei o Bosque Alemão, literalmente um bosque cheio de ambientes legais pra se turistar.


Antiga chácara da família Schaffer, o Bosque Alemão foi inaugurado em 1996, no bairro de Vista Alegre. É formado por uma mata nativa e foi criado para homenagear a cultura alemã, trazida pelos imigrantes ao país, na cidade de Curitiba. Possui uma biblioteca infantil, uma sala para concertos musicais, um mirante, uma trilha, uma praça temática, um bosque de mata atlântica nativa e um portal em estrutura germânica.

Rua Francisco Schaffer, s/n - Vista Alegre, Curitiba - PR

De ônibus: linhas 020, 918, 160, 166, 170 e 171
Mais informações de horários do transporte público: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/

Uma das coisas que você precisa fazer ao chegar no Bosque Alemão é tirar aquela foto de turista na entrada do local, no portal de entrada do bosque.

Outra opção é conhecer a trilha João e Maria, que literalmente tem figuras dos irmãos do conto infantil espalhadas pelo caminho, como se estivéssemos seguindo os passos dos personagens pela "floresta". Para as crianças é bem divertido.

O local possui uma biblioteca infantil, inclusive com dramatização de estórias, o que prende bastante a atenção dos pequenos e torna o passeio mais agradável ainda.

Após a trilha, a gente encontra a Torre dos Filósofos, onde dá pra ver a cidade com uma vista ampla bem legal. Lá também tem uma lanchonete básica, então sugiro encerrar o passeio apreciando a vista com um café curitibano.

2h, conhecendo o bosque basicamente pela trilha e Torre dos Filósofos.

Universidade Livre do Meio Ambiente - UNILIVRE (para conhecer dicas e informações de como visitar esse local, clique aqui).


Vá ao passeio com roupas leves e calçados confortáveis pois, apesar da trilha não ser tão assim difícil de se fazer, não deixa de ser um bom pedaço pra caminhar.

Prefira dias de sol para conhecer o Bosque Alemão. Por se tratar, de fato, de um bosque, em sua maior parte, visitar o local em dia nublado ou com ameaça de chuva pode tornar o passeio não tão agradável.

Há duas opções de entrada no bosque: pelo portal (fachada amarela) ou pela Torre dos Filósofos. Sugiro a entrada pelo portal, terminando o passeio com a vista da cidade na torre. Questão de preferência mesmo. Fiz esse trajeto e achei legal, mas fica a critério de cada um.
Sim, gostei muito do passeio. O Bosque Alemão é um local agradável e com contato com a natureza bem ali, na cidade de Curitiba que, aliás, é excelente em unir contextos urbanos com naturais.
Uma das coisas que mais gostei é que a visita ao local proporciona conhecermos não só um pouco mais da natureza, como a cultura alemã também. Em cada pedacinho do bosque a gente encontra traços da cultura germânica, seja na arquitetura das edificações ou nos detalhes espalhados pela paisagem da região. Acho que isso enriquece ainda mais o passeio.




Família.. <3








Daddy.. <3

E você? Já foi ao Bosque Alemão, em Curitiba? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!