SANTA CATARINA: Praia da Guarda do Embaú

Praia! Como gosto de uma praia e falar de uma das mais legais que já fui é melhor ainda. Esse post vai ser sobre a Praia da Guarda do Embaú, em Paulo Lopes, Santa Catarina, na região sul do Brasil e as atividades que dá pra fazer por lá.

Considerada uma das dez melhores ondas para a prática de surf no Brasil, a pequena comunidade de pescadores e agricultores descoberta pelos praticantes desse esporte na década de 70, teve seu nome devido ao naufrágio de um navio pirata e o tesouro que possuíam, que foi enterrado "guardados em um baú", na costa da praia.
Muitos acham que a Praia da Guarda do Embaú pertence ao município de Palhoça, pois a vila da Guarda, que é um conjunto urbano próximo à praia, está localizada nesse município, mas a praia localiza-se mesmo em Paulo Lopes.
Paulo Lopes, Santa Catarina, Brasil.
O acesso se dá por carro, pela Estrada da Pinheira. É preciso atravessar um pequeno rio, o Rio da Madre, para alcançar a areia da praia, podendo o trajeto ser feito por barco mas, também, a pé (com água pela cintura).

Além de curtir o visual de uma das praias consideradas melhores do Brasil, chegando no local a aventura já começa. Há um rio, o Rio da Madre, que fica atrás da faixa de areia da praia da Guarda do Embaú. Então, para atravessá-lo, você pode pegar um barco (há vários disponíveis no local) ou se aventurar em cruzá-lo a pé, com água pela cintura (para quem tem estatura por volta de 1,70m). Foi o que fizemos e a experiência é ótima! Divertida e emocionante!

Para quem pratica surf, também é possível curtir as ondas da praia da Guarda, tida como uma das melhores no país para a prática do esporte.

Praia do canto Norte (pequena praia ao lado da Praia da Guarda do Embaú, ao lado do Rio da Madre), Praia da Pinheira, Parque Estadual Serra do Tabuleiro.

Se você não tem "medo de água" e tem coragem de atravessar um rio a pé, faça o trajeto até a praia caminhando pelo rio. É uma divertida experiência e segura também, pois a todo o tempo as pessoas são orientadas pelos salva-vidas da praia, que ficam ao nosso lado, no curto percurso.

A praia da Guarda do Embaú possui ondas constantes, o que significa que a frequência de ondas quebrando na areia é quase a mesma o tempo todo. Isto, dizem, favorece quem está aprendendo a surfar, então é uma boa oportunidade de praticar esse esporte, aliado a um lugar lindo.

Há várias lojinhas de itens praianos e souvenirs antes de chegarmos à praia, então é interessante pesquisar alguns preços por ali antes de trazer algo de lembrança do lugar pra casa. Comprei uma canga e uma saída de praia lindas e por um ótimo preço (as duas, por uns R$40,00).
Se eu gostei de conhecer uma praia brasileira? Ah, mas é claro que gostei! Apesar de eu sempre achar que as praias mais especiais neste mundo estão no meu Rio de Janeiro lindo, posso dizer que conhecer a Praia da Guarda do Embaú foi uma ótima experiência! A pequena e breve aventura de travessia do rio até a faixa de areia só complementou o passeio maravilhoso que tive com meu pai, além de curtir uma praia sossegada, super família (vi muitas crianças brincando bem seguras na faixa de areia) e com um visual lindo também.




Daddy.. <3

E você? Já foi à Praia da Guarda do Embaú? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!