PARIS (FRANÇA): Torre Eiffel


A Torre Eiffel é um dos monumentos turísticos mais visitados em toda a França, sendo também um dos principais símbolos do país. É uma construção de ferro do século XIX, localizada no Champ de Mars e também o edifício mais alto da cidade de Paris, além do monumento pago mais visitado no mundo.
A torre possui esse nome em homenagem a seu projetista e engenheiro, Gustave Eiffel e começou a ser construída em 1889, tendo sua conclusão no ano ode 1930. Desde sua construção até sua finalização, era a estrutura mais alta do mundo, posteriormente perdendo o cargo para o edifício Chrysler Building, em Nova York. Ela possui três andares para visitantes: os dois primeiros podem ser acessados por elevador, porém o terceiro, somente por elevador e, desde sua abertura, já recebeu aproximadamente 244 milhões de visitantes.


Ao sairmos da Champs-Élysées, fomos com nosso ônibus da excursão para a torre. Estava muito frio (muito mesmo!) e havia uma fila enorme para se comprar os tickets e para os elevadores. Essa área fica bem debaixo das bases da torre e fiquei impressionada em como são enormes (óbvio, para sustentar o tamanho e o peso daquela estrutura, mas dali nós já ficamos impressionados com a dimensão da torre). E impressionante mesmo é a disposição das pessoas em formarem aquela fila no frio que estava! Daí logo depois eu entendi o motivo da organização dos visitantes: evitar subir a torre pelas escadas, mas então, gente... Foi exatamente o que fizemos.
Se durante o dia a temperatura estava aproximadamente -12ºC, imaginem à noite, quando nós resolvemos subir pelas escadas e escapar do frio na fila do elevador! Nosso guia turístico perguntou se toparíamos subir de escadas, então fomos, iludidos. Detalhe simples e básico: até fui subindo, empolgada até os 50 primeiros degraus, provavelmente, porque passando disso... Não só faltava o ar, mas não senti que eu tinha a outra metade dos meus pés também. O frio e os degraus eram tantos, que, ao olhar para o elevador que subia cheio de pessoas confortáveis e aquecidas, dava muita vontade de estar lá dentro com elas. Mas enfim, subimos até o terceiro andar, onde tem uma loja de souvenirs e é claro que eu queria trazer alguma lembrancinha da Torre Eiffel. Não sabia que tinha loja e restaurante na torre, inclusive com as coisas tão caras, mas consegui trazer um pacote de biscoitos deliciosos. E foi só até o terceiro andar mesmo que eu e minha amiga subimos. A vista à noite é muito bonita sim, mas recomendo ir durante o dia também. Deve ser legal.





Eu não no elevador, mas entre um degrau eu outro da Torre Eiffel.. #AtletaFat

Eu congelando, mas mantendo a pose de turista, em frente à Galeria Nacional em Paris, na volta do nosso passeio pela Torre Eiffel

Com os amigos do intercâmbio, congelando, após nossas comprinhas na Champs-Élysées e nossa visita à Torre Eiffel

E você? O que faz quando revê sua família e amigos depois de voltar pra casa? Conte aqui pra gente!

Até o próximo post!