PARIS (FRANÇA): Museu do Louvre


O Museu do Louvre é um dos pontos turísticos mais visitados da França e um dos que mais levam tempo para se conhecer por completo também, já que o lugar é enorme, cheio de cultura e história para se aprender e apreciar. É também um dos maiores museus do mundo, abrigando obras como a famosa obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, além de artes de Michelangelo e artefatos do Egito antigo e da civilização greco-romana.
O Museu do Louvre teve seu início no ano de 1190, durante o reinado de Filipe II, servindo como fortaleza para defender a cidade de Paris contra os ataques do vikings, Posteriormente, foi transformado em palácio durante o reinado de Carlos V, no entanto Francisco I e Henrique II o destruíram para construir um palácio. Monarcas como Luís XIII e Luís XIV também contribuíram mais tarde para que o museu, na época palácio, ganhasse mais estruturas.
Foi também a sede do governo monárquico francês, já serviu de local de exposição de obras-primas selecionadas das coleções reais e, em 1793, foi inaugurado como Museu Central das Artes, formado por pinturas confiscadas à família real e a demais aristocratas fugidos da Revolução Francesa e aberto ao público com acesso gratuito, mas apenas nos fins de semana. Uma das últimas obras realizadas no museu data do ano de 2000, no Pavillon des Sessions com aproximadamente 100 peças da arte étnica do Oriente Próximo e antiguidades egípcias.


Logo quando chegamos na entrada do museu enfrentamos uma fila, o que não era muito confortável, devido ao frio. Assim que passamos da entrada, nos deparamos com uma placa, em vários idiomas (pra não ter erro mesmo), literalmente alertando as pessoas a terem cuidado com os "batedores de carteira". Por aí já sentimos como é o índice de furtos dentro do museu. Deixando essa parte chata de lado, vamos em frente. Assim que nós entramos, encontramos um verdadeiro shopping center lá em baixo. Como a entrada é literalmente no subterrâneo, nós precisamos descer as escadas-rolante para começarmos a passear pelo museu. Lá tem vários restaurantes, como Mc Donald's, lojas de presentes e lojinhas de souvenirs também, o que é legal, mas não é barato.
Sobre as obras de arte, há umas que não chamam muito a nossa atenção, já outras chamam não só a sua, como a de todos os turistas no lugar! Por exemplo a famosa Mona Lisa: o quadro é tão requisitado, que dezenas de pessoas se aglomeram em frente a ele, não importando se outras dezenas saírem em suas fotos. Ouvi dizer que há uma camada de vidro especial em frente ao quadro para que os flashes das câmeras não danifiquem a obra de Leonardo Da Vinci. Pelo que me lembre, nem podia flash mesmo, mas a foto saiu.
Recomendo mesmo esse passeio turístico cheio de cultura. Para quem gosta de  museus, é uma excelente opção. Quando fui, o clima beirava os -12ºC e chegamos caminhando dos passeios à Catedral de Notre Dame e Rio Sena, o que dificultou bastante a chegada ao museu, porque o clima era relativamente insuportável para se aguentar ao ar livre. O ar frio ao extremo, o vento cortante, os pés dormentes e a água congelada da fonte externa do museu são fatos realmente inesquecíveis a qualquer turista carioca em Paris. Mas vá, sim. É um ótimo passeio cultural!



Ok, eu e meu freelance de guia-turística (#sqn) sem noção em tirar a luva no frio de -12ºC, em frente ao Louvre,  pra tirar foto.

Detalhe para a água ao fundo nessa foto.

Placa de alerta aos turistas, para terem cuidado com os batedores de carteira dentro do museu

Interior do Museu do Louvre

Vista do interior do Museu Louvre.

O museu estava em obras, mas deu pra ver que é enorme

Interior do Louvre, com o teto preservado, talvez por conta das obras 

Aí você tenta ser o único na sua foto.. #sqn

Uma #selfie minha com a Mona Lisa 

Eu em um dos muitos corredores do Louvre


Foto com colegas do intercâmbio.. Detalhe para os copos de Starbucks nas nossas mãos.. :)


Bom, o post acaba por aqui, mas e você? Já foi a algum desses pontos turísticos na França? Tem dicas para compartilhar conosco? Então deixe um comentário aqui pra gente!

Até o próximo post!