PARIS (FRANÇA): Catedral de Notre Dame

Ah, fui à Paris! Cidade muito bonita, um tanto que glamurosa e chique também, mas como eu nunca tive nem o sonho de vida nem aquele sentimento que muita gente tem pela cidade, eu curti bastante mas não cheguei a amar a experiência, como em Londres. Mas vamos aos pontos turísticos da Cidade-Luz.



Chegamos na França de ônibus. Antes de irmos (saindo da Inglaterra), compramos uns lanchinhos e nos preparamos psicologicamente para não só curtirmos mais passeios e fazermos compras, como também cruzar o Canal da Mancha pelo Eurotunnel (conto como foi no meu post "FRANÇA: Imigração")! No nosso pacote já estava incluído o bus de viagem e, então, seguimos rumo à Paris. Levou umas 15h para chegarmos lá, mas a paisagem foi fantástica, apesar de termos saído um pouco antes do fim de tarde e termos feito a maior parte da viagem à noite. Mesmo no escuro, não fomos impedidos de ver a neve caindo na estrada, na frente do ônibus e eu, nada discreta, fui logo gritando: "O que é aquela coisa branquinha, caindo na estrada, gente? É neve?" E todos começaram a dizer: "É nevee"! Um alvoroço só! Ficamos tão felizes, tipo turistas que viram a neve pela primeira vez, ao vivo. Como disse antes, fomos pelo Eurotunnel e recomendo mesmo cruzarem o Canal da Mancha por ele. Ok, nunca atravessei por ferry, deve ser interessante também, mas recomendo o túnel apesar de não termos visto nada quando estávamos nele (não porque estava à noite, mas porque não tem janelas para vermos a água, até porque o túnel não é um submarino, embora eu tivesse tido esse pensamento antes dessa minha experiência), a ideia de seu veículo entrar em um "metrô gigante", que fica debaixo d'agua, é bem divertida.

Catedral de Notre Dame: em seu estilo gótico, a Catedral de Notre Dame, localizada na pequena Île de la Cité, começou a ser construída no ano de 1163 e foi dedicada à Maria, mãe de Jesus (daí o nome "notre dame" que, em francês, significa "nossa mãe"). Localizada em uma área antes construída pelos celtas, mais tarde pelos romanos e, depois, pelos cristãos (no local já foi erguida a primeira igreja do cristianismo de Paris, a Basílica de Saint-Etienne), a Catedral de Notre Dame começou a ser erguida durante o reinado de Luís VII e foi concluída no ano de 1345, mais de 180 anos depois do início de sua construção. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Paris, tendo também sido palco de acontecimentos históricos marcantes, como a execução de pessoas queimadas vivas na fogueira, a coroação de Henrique VI da Inglaterra durante a Guerra os Cem Anos, a coroação de Napoleão Bonaparte.
Apesar de não termos tido tempo de entrar na igreja, conseguimos tirar umas fotos, esbarrar com vários turistas tirando fotos (assim como nós) e chegarmos à conclusão que ela é muito bonita mesmo. Detalhe inesquecível: quando chegamos lá não estava nevando mais, mas que frio era a aquele? -12ºC, minha gente! Imagina isso para uma carioca? Mas o frio passa quando a gente se movimenta e andar a gente andou, hein!



Fronteira Inglaterra - França

Chegando no Eurotunnel

Dentro do nosso bus

Interior do Eurotunnel. A visão não é das melhores, mas a ideia é legal.

Interior do Eurotunnel





Eu em cima do banco, posando para foto ao lado dos pombos, em frente à Catedral de Notre Dame.

Bom, o post acaba por aqui, mas e você? Já foi a algum desses pontos turísticos na França? Tem dicas para compartilhar conosco? Então deixe um comentário aqui pra gente! ;)

Até o próximo post!