Como é a Troca da Guarda, em Londres


Na Inglaterra há muitos eventos bastante frequentados pelos turistas, porém cansativos também. Neste post você vai descobrir como é a Troca da Guarda, em Londres, e analisar se vale a pena ou não incluir esse passeio em seu roteiro de viagem.

  
A cerimônia da Troca da Guarda real britânica é um evento em que os soldados responsáveis pela segurança do Palácio de Buckingham trocam de turno. Acontece diante de milhares de turistas que acompanham a cerimônia a céu aberto, diariamente, às 11:30h de maio a julho e, no resto do ano, a cada dois dias. Quando chove, o evento costuma ser cancelado.

Palácio de Buckingham, Londres.

De metrô, há três estações próximas ao Palácio de Buckingham: Hyde Park Corner, St James's Park e Green Park. Sugiro descer na St James's Park e já aproveitar pra conhecer uma parte do parque de mesmo nome (clique aqui para ver o post com dicas de como visitar o St James's Park).

De ônibus, você pode pegar os seguintes:2, 3, 13, 16, 36, 38, 52, 88, 148, 390, N2, N16, N38, 755, 757, 758. E, de carro, um dos pontos de referência é que o Palácio de Buckingham fica próximo ao St James's Park e de frente pra The Mall, a avenida mais famosa de Londres.

Mas, como é a Troca da Guarda, em Londres? Além de presenciar uma das cerimônias britânicas mais importantes, é bem interessante ver como o Reino Unido valoriza suas tradições enquanto nação. A Troca da Guarda é uma boa oportunidade de se conhecer um pouco da história e cultura da Inglaterra, além de ser um bom momento para registro de fotos e vídeos do evento.

Após a cerimônia, dá pra conhecer a loja de souvenirs que fica ao lado do Palácio de Buckingham, então aproveite pra levar alguma lembrancinha do evento, porém sempre recomendo verificar o preço dos produtos, pois geralmente há outros lugares em que podemos comprar o mesmo item com desconto, né?

A cerimônia de Troca da Guarda acontece por volta de 45min, mas é preciso chegar cedo ao local para conseguir um bom lugar em meio à multidão de turistas, o que acaba prolongando o tempo do passeio. Então, levamos em torno de 2h para assistirmos a cerimônia.

Palácio de Buckingham, St James's Park, Hyde Park, Trafalgar Square/Galeria Nacional.

Atravessando a rua principal do palácio, nós vemos os guardas se preparando para a cerimônia, em uma área reservada, para depois saírem e "renderem" os demais colegas de plantão. Como tem muita gente para tirar foto e assistir o evento, sugiro que você chegue cedo para conseguir ver tudo de perto (veja as fotos abaixo para ter uma ideia do espaço da cerimônia).

Cheque a previsão do tempo! Em dias frios, é fundamental ir bem agasalhado, pois o evento acontece a céu aberto, ou seja, a chances de passar sufoco no frio da Inglaterra é grande.

Como muita gente chega cedo e fica em pé, esperando o evento acontecer, vá com calçados confortáveis. Evite salto alto ou utilizar aquele calçado que você ficou na dúvida se levaria na mala ou não, por ser um pouquinho apertado, mas que, provavelmente durante a viagem, poderia "ceder" (o que nunca acontece em uma viagem, né?).

A Troca da Guarda pode ser cansativa e monótona, então programe o passeio a ser feito com as crianças de maneira que eles possam curtir outros lugares e não somente a cerimônia. Talvez levar algo que possa distrai-los enquanto aguardam o evento começar seja uma boa ideia, mas não adianta: pra conseguir ver bem os soldados e a banda passando, de-se chegar cedo e ficar em pé, então pense bem como levar seus pequenos para esse passeio.

Dá pra ir andando do St James's Park até o Palácio de Buckingham. Não é uma grande caminhada, mas depende muito de qual ponto do parque você está partindo para ir até o palácio, então vale a pena se programar pra sair do parque em um ponto mais próximo do palácio, caso você prefira visitá-lo primeiro.

Gostei, sim, de ver a Troca da Guarda britânica, mas é um evento cansativo de se assistir. Para quem nunca foi sempre fica aquela dúvida: como é a Troca da Guarda? Bem, é uma novidade e torna-se algo interessante de se ver, porém realmente é um passeio cansativo e basicamente porque é preciso chegar cedo (por volta de 2h antes do início do evento) e ficar em pé o tempo todo.
Não há local para sentar que seja bom para se ver a cerimônia em um bom ângulo, então se estiver frio, fica mais cansativo e difícil ainda de assistir a cerimônia. De todo modo, se você está em Londres, vale a pena assistir a Troca da Guarda. Não dá pra voltar pra casa sem ter visto a cerimônia, mesmo cansativa e monótona. Vida de turista, fazer o quê, né?
Local de concentração dos guardas para a cerimônia da Troca da Guarda
Amiga de host family.. :)


E você Já viu a Troca da Guarda real britânica? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!