NOVA YORK (EUA): Empire State Building


O Empire State Building é um prédio de 102 andares localizado na Quinta Avenida, em Nova York, que já foi considerado uma das estruturas mais altas do mundo durante 40 anos ("perdeu" esse título após a construção da Torre Norte, do World Trade Center). O local do Empire State Building é uma antiga fazendo de John Thompson, em meados do século XVIII e foi projetado por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura, que planejou o edifício em apenas duas semanas. As escavações do prédio começaram em 22 de janeiro de 1930, mas a construção em si começou no dia 17 de março, envolvendo 3400 trabalhadores, a maioria imigrantes europeus e índios mohawk, da reserva Kahnawake.
Na época houve grande competição na cidade pelo título de "edifício mais alto do mundo" entre o Empire State Building, o 40 Wall Street e o Chrysler Building. O primeiro ganhou, teve sua inauguração em 1 de maio de 1931 quando o então presidente dos EUA, Herbert Hoover, acendeu as luzes do arranha-céu a quilômetros de distância, em Washington DC. Apesar da fama, o Empire State Building não teve muito sucesso logo após sua construção devido ao período dramático da Grande Depressão no país, quando muitos dos escritórios no prédio ficaram vazios por falta de interessados em aluguel.
Hoje o arranha-céu é um dos pontos turísticos mais visitados em Nova York, aberto ao público para visitas até 102º andar por exemplo, com vista panorâmica de toda a cidade, um museu e loja de souvenirs.

Nós fomos ao Empire State Building à noite, o que na verdade eu não queria ter feito de início, porque... Bom, quando fui à Torre Eiffel não consegui ver Paris completamente, já que fomos à noite e, quando fui à Sydney Tower Eye, também não consegui ver Sydney completamente porque fomos à noite (ao anoitecer, mas já era mais noite do que dia). Confesso que gostaria de ver Nova York de dia, lá do alto, mas não deu, então fomos após o segundo dia da Hillsong Conference, aproveitando o tempo favorável para vermos a cidade.


O Madison Square Garden, local da conferência, fica na rua do Empire State Building, então foi só pegarmos a 33rd St e logo já conseguimos ver o prédio. Pegamos uma fila básica, compramos nosso ticket (que custou $46) na bilheteria do local mesmo e, enquanto encontramos alguns (muitos) brasileiros, fomos subindo os muitos andares do prédio, por elevador, é claro, com os funcionários muito simpáticos conosco.


Ficamos lá em cima tentando identificar os pontos turísticos famosos da cidade em meio ao frio quase congelante de Nova York e tentando tirar boas fotos em meio a tantos turistas que ficam perto da grade do terraço do prédio.


Gostei do passeio e acho que é um daqueles programas clássicos que qualquer turista na Big Apple deveria fazer.



Tickets paro passeio (são dois porque compramos um "adicional", para irmos até o 102º andar, onde a vista é maior).

Chrysler Building ali, à direita.
Memorial do World Trade Center lá na esquerda, Flatiron Building ali no meio.

Outros grandes prédios de New York

E você? Já foi ao Empire State Building? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!

Até o próximo post!