NOVA YORK (EUA): Estátua da Liberdade


A Estátua da Liberdade foi inaugurada no ano de 1886 na entrada do porto de Nova York e comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos, sendo também um gesto de amizade entre a França e os Estados Unidos através de Napoleão III, que presenteou o país americano com a estátua. Após uma grande reforma em comemoração ao seu centenário, a Estátua da Liberdade foi reinaugurada em 1986. Após o atentado às torres gêmeas, a subida à coroa da estátua foi proibida, por questões de segurança, no entanto, depois de 8 anos fechada para o público, essa parte do monumento foi reaberta.

Dizem que não dá pra ir a Nova York sem conhecer a Estátua da Liberdade. Eu não penso assim, mas admito que conhecer esse ponto turístico tão famoso é uma boa pedida quando se é turista na Big Apple.
Pegamos o metrô, na linha 1 (vermelha) em direção a South Ferry Loop, rumo à Staten Island, o nome da ilha onde a estátua fica. De lá, é só pegar qualquer saída e procurar por um letreiro enorme, que diz "Staten Island Ferry". Tem outra opção de linha de metrô, que é a linha 3 (vermelha também). Se você pegar esta, desça na Wall Street (Wall St) e caminhe um trecho até o ferry, no mesmo local. 
Chegando lá, é só aguardar o ferry gratuito! Isso mesmo! Tem transporte gratuito para se conhecer a Estátua da Liberdade. Não dá pra descer na ilha onde ela fica, só passamos em frente à estátua (ou seja, não é possível descer da embarcação), mas vale a pena.


Obviamente há a opção de descer na ilha para se conhecer a estátua de perto (inclusive subir por ela e ver Nova York lá de cima) mas, para quem quer economizar no passeio, o ferry gratuito é uma ótima opção.


O transporte é limpo e confortável, dá pra ficar na parte de fora, tirando várias fotos da paisagem. Nesse passeio também é possível ver a Brooklyn Bridge, a Ilha de Manhattan, o prédio onde foi construído o local das torres gêmeas do World Trade Center e demais pontos turísticos da cidade. É um bom passeio e indico que você vá em um dia em que o tempo não esteja nublado, muito menos no frio, porque a sensação térmica é quase congelante em se tratando de Nova York.



Metrô em direção a South Ferry Loop

Metrô em direção a South Ferry Loop

Vista da Ilha de Manhattan

Interior do ferry

Verrazano Bridge


E você? Já foi à Estátua da Liberdade? sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!