NOVA YORK (EUA): Flatiron Building

O Flatiron Building, também chamado de Fuller Building, foi um dos primeiros arranha-céus construídos na cidade de Nova York, inaugurado em 1902 e localizado entre a Quinta Avenida, a Broadway e a 23rd Street, no bairro de Flatiron District (denominado após a construção do edifício, que possui esse nome devido à sua estrutura lembrar um ferro de passar roupas (iron, em inglês)). Apesar de o prédio não ser aberto ao público para visitação, é possível fotografá-lo do Empire State Building, outro arranha-céu na cidade, mas aberto aos turistas. Um fato curioso é que, devido à sua localização entre três grandes avenidas da cidade, bem em frente ao Flatiron Building ocorre um encontro de correntes de vento, fazendo com que chapéus voem das cabeças das pessoas, guarda-chuvas virem-se ao contrário, cabelos se despenteiem e vestidos voem pro alto (dentre outros fatos inusitados).


Esse lugar de New York era um dos que eu mais queria conhecer. Descobri que o edifício fica no Flatiron District, bem ao lado do Chelsea, esse bairro que tem cara de residencial no meio da agitada Nova York. Você encontra mercadinhos, lojas de instrumentos musicais, horti fruti, restaurantes... Tudo isso de um jeito muito peculiar. Quando saímos da Wall Street, pegamos o metrô e tentamos sair na estação mais próxima do Flatiron Building e, depois de andar um pouco pelo Chelsea, nós encontramos. Eu lembro da minha alegria, tipo quando a gente consegue realizar mais uma meta de viagem, sabe?! E fui logo atravessando a rua para conseguir encontrar um bom local para pedir aquela foto de turista à minha amiga Djânici, do Abecedário de Viagens, que estava comigo. 


Conhecer o Flatiron Building é um dos passeios rápidos e gratuitos que dá pra fazer em Nova York. Boa opção aos turistas!



A caminho do Flatiron Building

Quinta Avenida, pertinho do Flatiron Building