Como é a imigração da Inglaterra


Muitas pessoas pensam que uma das maiores barreiras (se não a maior) em uma viagem para o exterior é a Imigração, já que os funcionários fazem muitas perguntas, olham de uma forma diferente para os turistas e por aí vai. Mas vamos conversar um pouco a respeito disso? Por exemplo, como é a imigração da Inglaterra? Pode ser que o que você pensa não seja de fato o que acontece quando atravessamos a fronteira do país de destino de sua viagem.

Quando fui à Inglaterra fui preparada para enfrentar algumas possíveis situações: idioma diferente, choque cultural, choque térmico e afins. Nas reuniões em que tínhamos com o nosso grupo do intercâmbio tivemos orientações de como agir quando chegássemos na Imigração. E, pra ser sincera, estas orientações não passaram de: "Vocês vão ter uma conversa rápida com o funcionário da Imigração". E o que percebi é que era basicamente isso mesmo.

A Imigração é uma das áreas do aeroporto onde existem vários guichês, com vários funcionários (incluindo policiais, obviamente) fazendo algumas perguntas para várias pessoas e a imigração da Inglaterra não é diferente. As perguntas são, no geral: "O que você veio fazer na Inglaterra?"; "Você vai ficar hospedado em hotel?"; "Quanto tempo você pretende ficar no país?" e por aí vai. Esse contato com o funcionário não dura mais do que 5 minutos, geralmente. Está certo que fui com um grupo de estudantes, fomos fazer um intercâmbio, o que facilita bastante o ingresso no país, já que a documentação é diferente: levamos o comprovante de matrícula do curso no exterior, informações da nossa host family etc. Mas, caso você esteja indo sozinho, acredito que eles vão perguntar basicamente as mesmas coisas. Também pedem o seu passaporte (para o famoso carimbo), além dos documentos que acabei de mencionar, para fins de checagem. Mas nada muito diferente disso.

Como é uma espécie de entrevista, pode relaxar! Você vai apenas contar um pouco do que você está indo fazer na Inglaterra. Caso fique muito nervoso, pode sorrir um pouco, respirar fundo e, caso não tenha entendido o que o funcionário disse (o que é possível de acontecer, já que o sotaque britânico é bem diferente do americano, que costumamos ouvir bem mais), pode pedir para o funcionário repetir o que ele disse sem problema algum. A imigração da Inglaterra é, como as demais, uma das maneiras do país controlar a entrada de visitantes.

Penso que o importante é pedir a Deus pra dar tudo certo e ir tranquilo! Não há motivo para pânico. É apenas uma conversa a respeito de você.

Até o próximo post!