PLANEJAMENTO DE VIAGEM: Como solicitar o passaporte

by - novembro 12, 2013


Ah, que alegria poder tirar o passaporte, né?! Dá uma sensação de "comecei a me preparar pra minha viagem!", não dá? Mas... Algumas pessoas tem dúvidas sobre como emitir o passaporte, o que é bem natural, já que, sendo um processo burocrático, gera alguns pontos de interrogação mesmo. E é aqui que eu gostaria de tentar dar um help pra você, que está se preparando pra viajar!
Hoje o post é sobre informação de documentação. Vejo algumas pessoas me perguntando como fazer para tirar passaporte e visto, o que me faz perceber que a falta de informação a respeito disso é grande ainda. Pensando nisso, resolvi fazer esse post sobre como tirar o passaporte. Vamos lá?

Custo financeiro: Bom, uma das primeiras coisas que você precisar fazer quando está prestes a emitir seu passaporte é separar uma graninha para tal. Não, ele não é gratuito e, portanto, verifique no site da Polícia Federal qual é o valor da taxa no ato de sua solicitação.

Documentação: É preciso se atentar para alguns documentos que devem estar em dia, para você poder ter o seu passaporte emitido, por exemplo: RG, CPF, Título de Eleitor com última eleição (primeiro e segundo turno) e a taxa paga da GRU (Guia de Recolhimento da União) (originais). Com esses documentos em dia, é preciso que você vá até o site da Polícia Federal, para poder preencher o formulário online (onde pedem algumas informações suas, como endereço, filiação e afins) e, ao final do preenchimento, você retire sua GRU, a guia pra pagamento do valor do documento.

Agendamento: O agendamento é feito ao final do preenchimento do formulário. Lá, você vai poder ver onde e quando vai ter de se dirigir até o posto da Polícia Federal. Ok, mas o que é que se faz nesse posto, já que eu já preenchi o tal do formulário e já paguei a GRU? É nesse posto que você vai tirar sua foto (sim, são eles é que tiram a foto) para o passaporte, além de suas digitais e assinatura de alguns papéis também. Nada difícil. Ah, para as meninas (e meninos interessados no assunto): já que vamos sair em uma foto que vai durar um bom tempo em um papel, caprichem no visu, mas nada exagerado, please! Lembrem-se que é uma foto para documento! ;-)

Feito tudo isso, é só voltar no mesmo local, para retirada do passaporte prontinho! Ah, e os novos vem agora com um chip, localizado na página das nossas informações pessoais, o que é bem legal, já que evita possíveis problemas de segurança.

Veja a seguir um guia prático para a emissão do passaporte:


Mais informações:

Até o próximo post!

You May Also Like

0 comentários