Como tirar passaporte


Para que você viaje para outro país, é necessário que você tenha um passaporte, um documento simples e fundamental a todo viajante que gosta de explorar outros países. Veja neste passo a passo como tirar passaporte.

Ouça este conteúdo aqui: 



1 - Verifique o valor atualizado da taxa do passaporte: Se você está se perguntando como tirar passaporte, saiba que este documento não é gratuito, portanto, verifique no site da Polícia Federal qual é o valor da taxa no ato de sua solicitação. Este é um dos primeiros passos que você precisa tomar ao solicitar seu passaporte.

2 - Separe os documentos para a solicitação do passaporte: É preciso se atentar para alguns documentos que devem estar em dia para que você solicite seu passaporte, por exemplo: RG, CPF, Título de Eleitor com última eleição (primeiro e segundo turno) e a taxa paga da GRU (Guia de Recolhimento da União) (originais). Com estes documentos em dia, você deve ir ao site da Polícia Federal, para preencher o formulário online (onde pedem algumas informações suas, como endereço, filiação e afins) e, ao final do preenchimento, você retire sua GRU, a guia pra pagamento do valor do documento.

3 - Agende sua ida ao posto da Polícia Federal: O agendamento é feito ao final do preenchimento do formulário. Nesta etapa, você vai conferir onde e quando terá de se dirigir até o posto da Polícia Federal. É neste local que irão tirar sua foto para o passaporte, além de suas digitais e assinatura de alguns papéis também. Feito tudo isso, eles vão informar quando o passaporte estará pronto e, na data informada, é só voltar no mesmo local, para retirada do documento.

Veja a seguir um guia prático para a emissão do passaporte:


Mais informações:

Neste post você conferiu o passo a passo de como tirar passaporte, um documento fundamental para viagens principalmente estrangeiras.

Até o próximo post!